Amazonas
Enade 2022: Quatro cursos de graduação da Ufam recebem as melhores notas; direito obteve o conceito máximo
O exame é obrigatório apenas para os concluintes
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram no dia 31 de outubro os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), edição 2022.
Os resultados foram divulgados em coletiva de imprensa em Brasília. O Conceito Enade é um indicador de resultado, calculado a partir dos desempenhos dos estudantes de cada curso de graduação avaliado, em relação aos conteúdos, as habilidades e as competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação.
O exame é obrigatório apenas para os concluintes. A cada ano, o exame se dedica a um ano de um ciclo avaliativo trienal. Em 2022, foram avaliados os estudantes dos cursos de Administração (Manaus, Parintins e Benjamin Constant), Ciências Contábeis (Manaus), Ciências Econômicas (Manaus), Jornalismo (Manaus e Parintins), Direito (Manaus), Psicologia (Manaus) e Serviço Social (Manaus e Parintins).
Dos onze cursos, 2 melhoraram o desempenho em comparação à última avaliação (Ciências Econômicas – Manaus e Jornalismo – Parintins) e 8 cursos permaneceram com a mesma nota, tendo o curso de Direito recebido a nota 5, e os cursos de Administração, Jornalismo e Psicologia (os 3 de Manaus) recebido a nota 4. No total, 82% estão com notas três, quatro ou cinco.
Este foi o segundo ano que os Coordenadores de Cursos e os Discentes contaram com a Comissão Enade (CENADE), designada pela Pró-Reitoria de Graduação (Proeg), sob a coordenação geral da professora Odette Passos, em relação as orientações, assessoramentos e atendimentos durante todo as ações definidas no cronograma do Edital da prova. A CENADE atua juntamente com a Procuradoria Educacional Institucional (PEI), coordenado pela professora Silvia Cristina Conde Nogueira.
A nota do Enade compõe parte do Conceito Preliminar de Curso (CPC), índice que será divulgado em dezembro, e que combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação: desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. O CPC é indicador de qualidade dos cursos de graduação que prestam o Enade.
Quem participou do Enade 2022?
De acordo com a Portaria do INEP/MEC nº 51, de 24 de junho de 2022, prestaram a prova do Enade 2022 os alunos dos cursos avaliados que cursaram 80% ou mais da carga horária mínima do currículo, no caso de bacharelados e superiores de tecnologia, e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2023.
Também participaram da prova os graduandos que cursaram 75% ou mais da carga horária mínima do currículo, no caso de cursos superiores de Tecnologia, e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2022.
Acesse quadro de notas por curso:
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário