Conecte-se conosco

Amazonas

Oposição cobra e governistas ignoram CPI da Asfixia na Assembleia do Amazonas

Falta apenas uma assinatura para que a CPI da Asfixia seja instalada na Assembleia

Falta de oxigênio foi citada pelo MPF como uma das ocorrências graves da pandemia, no Amazonas. (Foto: (Bruno Kelly/Reuters)

Na primeira sessão plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), do segundo semestre, a CPI da Asfixia foi esquecida pela base de apoio do governador Wilson Lima (PSC), nesta terça-feira (03/08). Apenas os deputados estaduais Wilker Barreto e Dermilson Chagas, ambos sem partido, cobraram a instalação da comissão, que irá investigar a crise de oxigênio hospitalar ocorrida no Amazonas. Falta apenas uma assinatura para que a CPI seja instalada.

Segundo o deputado Wilker Barreto, a Assembleia estagnou nas investigações das consequências da gestão Wilson Lima no enfrentamento da pandeia. “Esta Casa não avança um palmo para investigar as consequências de uma tragedia que poderia sim ter salvo mais vidas. Eu sempre digo que a Covid machuca qualquer sistema de saúde. Mas no Amazonas não foi só o Covid. Foi incompetência com o dinheiro do contribuinte. Ninguém falou aqui em investigar a asfixia, o que foi o Covid, das mais de 13 mil mortes no Amazonas. Parece que a primeira e segunda ondas não aconteceram aqui. O respeito que pode dar esta casa para com a sociedade é investigar par aonde foram os recursos em plena pandemia”, declarou Wilker.

Wilker cobrou ainda dos colegas parlamentares que assinem a CPI das Asfixia, que também irá investigar os contratos do governo na pandemia. “Eu conclamo para que aqueles deputados que assinaram a CPI da Pandemia (extinta por falta de uma assinatura para a instalação) assinem a da asfixia e possamos investigar as causas e consequências pra que no futuro na cometamos os mesmos erros, as cenas de horror e terror anunciadas para o mundo. Não foi no estrangeiro, foi no nosso estado. De irmãos do interior que não conseguiram leitos de UTI e foram sepultados como estatísticas. E não são. O governador passou o recesso negando a catástrofe, o que foi o nosso estado. Esta casa, parlamento fiscal do povo, ao não adentrar nas investigações, como faz, hoje, o Senado, falta com respeito ao povo do Amazonas”, disse o deputado.

Dermilson Chagas disse que só espera d a prisão do governador Wilson Lima. “O governador está acabado. Em vez de resolver problema, ele só piora. O povo ficando satisfeito em vendo um governador obtuso sendo preso, governador ditador sendo achincalhado pelo servidor público. O servidor tem de se revoltar mesmo, denunciar. De lá, o servidor não sai”, comentou Dermilson.

Até esta terça (03), a CPI da Asfixia continha as assinaturas as assinaturas do autor, Delegado Péricles (PSL), de Fausto Junior (MDB), Serafim Corrêa (PSB), Sinésio Campos (PT), Ricardo Nicolau (PSD) e Wilker Barreto, Dermilson Chagas. Estes dois últimos assinaram o requerimento após conseguirem incluir nas investigações todos os contratos do governo do governo no período da pandemia de Covid-19. Para que seja instalada, são necessárias oito assinaturas.

Oposição retira ‘CPI da Pandemia’ para tentar forçar base governista a assinar ‘CPI da Asfixia’


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − um =