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INSS identifica novo golpe contra idosos que cobra para liberação do BPC/Loas
O auxílio — no valor de um salário mínimo (R$ 1.412) — é pago mensalmente pelo INSS a pessoas com deficiência (de qualquer idade) e a idosos a partir de 65 anos em situação de vulnerabilidade.
Criminosos têm aplicado golpes contra idosos usando o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) como isca. Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), responsável pelo pagamento, os golpistas enviam mensagens via SMS ou WhatsApp dizendo que as vítimas têm direito ao benefício, mas cobram mais de R$ 400 pela suposta liberação dos valores.
O auxílio — no valor de um salário mínimo (R$ 1.412) — é pago mensalmente pelo INSS a pessoas com deficiência (de qualquer idade) e a idosos a partir de 65 anos em situação de vulnerabilidade. Para isso, nos dois casos, é preciso comprovar a condição de baixa renda, por meio da inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Como funciona?
De acordo com o governo, a denúncia partiu de um servidor da Previdência Social da cidade de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Ele se deparou com um intermediário que deu entrada no BPC/Loas de um idoso e se cadastrou como seu procurador.
No caso do auxílio pago a idosos de baixa renda, o benefício é concedido de forma administrativa, ou seja, bastando apenas que a pessoa esteja inscrita no CadÚnico e tenha 65 anos ou mais.
O caso somente foi descoberto porque o idoso vítima do golpe esteve na agência do INSS do município. No atendimento, ele informou que havia recebido mensagens com informações referentes à liberação do BPC/Loas. Ao buscar pelo cadastro do idoso nos sistemas, o servidor encontrou vários procuradores cadastrados no mesmo pedido do benefício.
“Pelo cadastro desse segurado no CNIS foi identificado o registro de um e-mail e um número de telefone que o próprio segurado não reconhecia”, afirmou o servidor, mantido sob anonimato.
Polícia Federal
Ainda de acordo com o INSS, o caso foi encaminhado à Polícia Federal (PF). Na mensagem enviada ao segurado, o intermediário marcava dia, hora e local para o recebimento do benefício. As informações pessoais foram preservadas.
Veja abaixo:
Prezado(a) FULANO DE TAL, tudo bem? Sou sicrano representante do financeiro da NOME DA EMPRESA. O seu benefício está liberado para recebimento no dia (02.07.2024 às 09:30). Necessito que compareça ao banco na data e horário acima com os seguintes documentos: DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
RG
CPF
Comprovante de residência
ENDEREÇO DO BANCO
Banco: ITAÚ
Endereço: XXXXXX, Nº X – Campos dos Goytacazes – RJ
DADOS FINANCEIROS
Valor liberado pelo INSS: R$ 895,00
Valor do escritório: R$ 423,60
BOLETO PARA PAGAMENTO DOS HONORÁRIOS DO ESCRITÓRIO
Será encaminhado um boleto após todas as confirmações.
PEÇO QUE LEIA TUDO COM ATENÇÃO E ME CONFIRME SE ESTÁ TUDO CERTO, PARA QUE EU POSSA GERAR O BOLETO. QUALQUER DÚVIDA ESTOU À DISPOSIÇÃO. RESPONDEREI DE VOLTA ASSIM QUE POSSÍVEL.
Veja como se proteger
-O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados nem pede o envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros meios de mensagens.
-O canal digital oficial para envio de documentos é o Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular). O segurado jamais deve enviar documentos por e-mail.
-O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links. Apenas informa sobre o andamento dos processos no Meu INSS.
-A biometria facial é feita exclusivamente pelo aplicativo Gov.br.
-Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e também pode ser verificada pelo telefone 135.
-A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento).
-Quando alguém liga para o telefone 135, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou.
-Mantenham seus dados de contato atualizados, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
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