Conecte-se conosco

Notícias

Governadores da Região Norte têm as piores avaliaçoes, aponta pesquisa Poder Data

Pesquisa diz que 37% no Norte dizem que o desempenho do chefe do Executivo estadual é “ruim” ou “péssimo”. Avaliação de ‘ruim’ ou ‘péssimo’ de prefeitos é de 33%.

Pesquisa Poder Data, publicada no site Poder 360º aponta que os nortistas são os mais críticos aos governadores: 37% dizem que o desempenho do chefe do Executivo estadual é “ruim” ou “péssimo”. A avaliação negativa cai para 25% nas regiões Sul e Nordeste, 21% no Sudeste e 13% no Centro-Oeste.

A pesquisa realizada de 16 a 18 de dezembro de 2023 mostra que os moradores das regiões Centro-Oeste e Sul do país são mais simpáticos à administração de seus Estados. Nessas regiões avaliam o trabalho de seu governador como “bom” ou “ótimo” 47% e 41% dos eleitores, respectivamente. A taxa positiva mais baixa é registrada na região Sudeste. Só 23% dos moradores dessa região expressam satisfação com o desempenho do governador de seu Estado.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 16 a 18 de dezembro de 2023, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 244 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro no estrato geral da pesquisa é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

No estrato geral da pesquisa, 1/3 dos eleitores dizem avaliar os governadores como “bom” ou “ótimo” e 23% como “ruim” ou “péssimo”. A maior parte (40%) declara que o desempenho do chefe do Executivo estadual é “regular”.

Ao fim do 1º ano de mandato, depois das eleições de 2022, a avaliação que os eleitores fazem dos governadores de seus Estados oscilou desfavoravelmente aos Executivos estaduais. Hoje, 31% declaram que o trabalho de seus respectivos governadores é “bom” ou “ótimo”. Em dezembro de 2022, a taxa era de 35%.

Os eleitores que dizem avaliar o desempenho dos governadores como “ruim” ou “péssimo” oscilaram 3 pontos percentuais para cima. Eram 20% há 1 ano. Agora, são 23%. A maior parte do eleitorado declara achar as gestões …

Prefeitos

A menos de 10 meses para as eleições municipais –o 1º turno está previsto para 6 de outubro de 2024–, a avaliação que os eleitores dizem fazer do trabalho dos prefeitos indica melhora em relação aos levantamentos anteriores.


Um terço (34%) do eleitorado diz que o desempenho dos chefes municipais é “bom” ou “ótimo”. A taxa oscilou 2 pontos percentuais para cima desde dezembro de 2022, a última vez que a pergunta foi feita, e atingiu o maior valor desde fevereiro de 2021, quando também registrava 34%.

A maior parte do eleitorado (43%), entretanto, diz que o trabalho da prefeitura de sua cidade é “regular”. Outros 2 em cada 10 brasileiros avaliam que o desempenho do chefe do Executivo municipal é “ruim” ou “péssimo”. A avaliação negativa está em trajetória de queda desde março de 2022, quando registrava 31%. De lá para cá, caiu 11 pontos percentuais.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − 3 =