Conecte-se conosco

Notícias

Amazonas só aplica 55% das vacinas recebidas, 2º pior índice do Brasil, diz site Poder 360

Roraima, Amazonas e Acre são os mais lentos. Os 3 Estados demoram, em média, mais de 40 dias para aplicar as doses que receberam.

A vacinação contra Influenza deve se estender até o dia 9 de julho – Foto: Ingrid Anne

Até o dia 24 de maio, o Amazonas havia aplicado apenas 55% das doses de vacinas contra a Covid-19 que havia recebido do Ministério da Saúde, segundo levantamento do site Poder 360. A média nacional era de 70%. O índice do Estado era o segundo pior do País, pois havia recebido 2,1 milhões de doses e aplicado 1,2 milhões, o que significa que apenas uma em cada duas doses recebidas haviam sido aplicadas.

O Brasil aplicou a 1ª dose de vacinas contra a Covid em 43.481.247 pessoas até às 21h30 desta 4ª feira (26.mai.2021). Dessas, 21.449.416 receberam a 2ª dose. Ao todo, 64.937.625 doses foram administradas no país. Os dados são das plataformas coronavirusbra1 e covid19br, que compilam dados das secretarias estaduais de Saúde.

O número de vacinados com ao menos uma dose equivale a 20,4% da população, conforme a projeção para 2021 de habitantes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os que receberam as duas doses são 10,1%.

Dos que tomaram a 1ª dose, 49% já receberam também a 2ª e estão imunizados. As vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil são a CoronaVac, Oxford-AstraZeneca e a da Pfizer. Todas requerem duas doses para uma imunização eficaz.

Os dados mostrados na reportagem são das plataformas coronavirusbra1 e covid19br, mantido por Carlos Achy, Leonardo Medeiros, Wesley Cota e voluntários, que compilam os números de vacinação divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde.

O Ministério da Saúde também dispõe de uma plataforma que divulga dados sobre a vacinação: o Localiza SUS. Contudo, os números demoram mais para ser atualizados.

A plataforma do ministério depende de Estados e municípios preencherem os dados –de acordo com os critérios do governo federal– e enviarem à pasta. Quando uma dose é aplicada, as cidades e os Estados têm 48h para informar ao ministério.

O Poder 360 informou que o dado que publica é maior que o do Localiza SUS, por que os desenvolvedores das plataformas coronavirusbra1 e covid19br compilam os números de cada uma das secretárias estaduais, e as informações divulgadas diretamente por elas são mais atualizados.

Os municípios brasileiros levam, em média, 20,8 dias para aplicar vacinas contra a covid-19 já distribuídas aos Estados pelo governo federal. Esse é o tempo que se passa do momento que as doses são entregues aos Estados até a aplicação nos municípios.

O período considerado foi de 1º de março de 2021 até 24 de maio de 2021.

O processo ficou mais lento. Até 15 de abril, a média de tempo do envio das doses até a aplicação da vacina era de 18,8 dias. Houve aumento de 2 dias na média.

O Poder360 compilou as informações de distribuição de doses do painel LocalizaSUS, do governo federal, e da plataforma coronavirusbra1, que reúnem o número de aplicações divulgadas pelas secretarias estaduais.

Roraima, Amazonas e Acre são os mais lentos. Os 3 Estados demoram, em média, mais de 40 dias para aplicar as doses que haviam sido entregues. A média de Roraima e do Amazonas é mais que o dobro da média nacional.

Os governos desses Estados afirmaram ao Poder360 que há obstáculos na logística para enviar vacinas às comunidades de difícil acesso e falta infraestrutura –como acesso à internet– para informar os dados com mais agilidade.

 


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + quatro =