Mundo
Venezuela cede controle do petróleo para companhias estrangeiras
Ex-dirigente do setor, Rafael Ramirez definiu o cenário como uma privatização oculta.
Vivendo a maior crise de sua história, a Venezuela tem revisto o domínio estatal sobre suas reservas de petróleo. De acordo com o Estadão, o país resolveu ceder o controle da sua indústria para companhias estrangeiras.
A lei venezuelana estabelece que a estatal de petróleo é a maior acionista em todos os grandes projetos petrolíferos. Mas como a Petroleos de Venezuela (PDVSA) vem se desintegrando, o trabalho tem ficado a cargo de seus parceiros estrangeiros.
O jornal diz que empresas privadas vêm extraindo o petróleo bruto, promovendo as exportações, pagando os funcionários, comprando equipamentos e até mesmo contratando equipes de segurança para proteger suas operações no interior do país. Ex-dirigente do setor, Rafael Ramirez definiu o cenário como uma privatização oculta.
“Hoje, a PDVSA não controla nosso setor de petróleo, os venezuelanos não o conseguem. Em meio ao caos gerado pela pior crise econômica que o país já atravessou em sua história, Maduro tem adotando medidas, cedendo, transferindo e entregando as operações para o capital privado”, disse Ramírez.
Mas as mudanças têm segurado o impacto das sanções impostas pelos Estados Unidos, em janeiro do ano passado, que levaram à perda de um terço da produção de petróleo. No final de 2019, a Venezuela estava com suas exportações estabilizadas.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário