Mundo
Rússia nega ser responsável por vazamento de material radioativo detectado na Escandinávia
Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente da Holanda afirmou acreditar que o material tenha vindo “da direção da Rússia Ocidental”
A Rússia negou ser responsável pelo vazamento de material radioativo detectado na região da Escandinávia. Na semana passada, órgãos de segurança nuclear na Finlândia, Noruega e Suécia disseram ter identificado isótopos radioativos na atmosfera em quantidades maiores do que o normal.
Após analisarem os dados, autoridades do Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente da Holanda afirmaram acreditar que o material tenha vindo “da direção da Rússia Ocidental”, e que poderia indicar “danos ao elemento combustível de uma usina nuclear”.
Em resposta, o órgão de energia nuclear da Rússia disse em comunicado que as duas plantas de energia nuclear no noroeste do país (Leningrad NPP e Kola NPP) estavam em funcionamento normal, sem registro de vazamentos.
“Não houve reclamações sobre o equipamento”, afirmou um porta-voz da estatal Rosenergoatom à agência de notícias Tass. “Emissões agregadas de todos os isótopos específicos no período em questão não excederam o patamar de referência.”
A Agência Internacional de Energia Atômica, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para o tema, afirmou no sábado (27) que havia tomado conhecimento das detecções reportadas e que estava em busca de mais informações com os países-membros da instituição.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário