Conecte-se conosco

Mundo

Rússia faz cessar-fogo temporário na guerra e rotas de fuga de civis são abertas na Ucrânia

Além de Kiev, os corredores estão localizados em Sumy, Cherhihiv, Kharkiv e Mariupol.

Refugiados da Ucrânia chegam a abrigo temporário em Korczowa, na Polônia. (Foto: Sean Gallup/Getty Images)

O Ministério de Defesa da Rússia informou, nesta terça-feira (8), que corredores humanitários foram abertos em cinco cidades ucranianas, entre elas a capital, Kiev. As forças russas afirmaram que interromperam os ataques nos locais das rotas por volta de 9 horas no horário local — 4 horas de Brasília. A informação é da CNN Brasil.

Além de Kiev, os corredores estão localizados em Sumy, Cherhihiv, Kharkiv e Mariupol.

Autoridades do Ministério da Defesa da Ucrânia também confirmaram que o resgate em alguns dos corredores está acontecendo. Estudantes estrangeiros estão sendo levados de Sumy para Poltava.

No entanto, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia, Oleg Nikolenko, afirmou no Twitter nesta terça que forças russas bombardearam uma rota de evacuação para civis presos em Mariupol.

“8 caminhões + 30 ônibus prontos para entregar ajuda humanitária a Mariupol e evacuar civis para Zaporizhzhia. A pressão sobre a Rússia DEVE aumentar para que ela cumpra seus compromissos”, escreveu. A Rússia não se manifestou sobre a acusação.

A chefe de direitos humanos da ONU, Michelle Bachelet, pediu nesta terça-feira que os civis presos possam sair em segurança. “Repito meu apelo urgente para um fim pacífico das hostilidades”, declarou.

Destaques das últimas 24 horas:
ONU diz que número de refugiados da guerra chega a 2 milhões
Ucrânia diz que rota de evacuação em Mariupol foi atingida
Cessar-fogo em cinco cidades permite retirada de civis em corredores humanitários
Ataque em prédio residencial em Sumy na noite de segunda-feira (7) deixa dezenas de mortos
Terceira rodada de negociações acaba com um “pequeno avanço” em relação aos corredores humanitários
Rússia pede retorno à ‘coexistência pacífica’ com os EUA, como durante a Guerra Fria
Embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, disse que “está claro que Putin tem um plano para destruir a Ucrânia”

Ataque

Na noite de segunda-feira (7), um ataque aéreo russo a um prédio residencial em Sumy deixou 21 mortos, incluindo duas crianças, informou o Serviço de Emergência ucraniano.

A Embaixada dos Estados Unidos na Ucrânia reafirmou que a situação “se mantém imprevisível” e pediu aos cidadãos que não cruzem a fronteira com Belarus.

O comboio próximo a Kiev continua “parado”, segundo a Defesa dos Estados Unidos. De acordo com um funcionário do órgão, a Rússia já empenhou “quase 100%” de suas tropas que estavam próximas às fronteiras com a Ucrânia.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − quatro =