Conecte-se conosco

Mundo

Reino Unido ameaça prender viajante que omitir passagem pelo Brasil

A medida é para frear os casos de coronavírus no país e tentar barrar a entrada da nova variante encontrada no Brasil

Quem mentir para as autoridades será preso – Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

O Reino Unido endureceu as restrições contra a Covid-19, e anunciou na terça-feira (09/02), que poderá prender viajantes que omitirem passagem pelo Brasil e mais 30 países considerados de risco. A medida visa conter a infecção por novas variantes do coronavírus.
Britânicos e residentes que tiverem passado por um dos 33 países de uma lista vermelha nos 10 dias anteriores à viagem terão que fazer quarentena em um hotel. Quem omitir informações pode ser preso e pagar multa. Os passageiros terão que pagar quase R$ 13 mil pela quarentena obrigatória em hotel.
“Qualquer pessoa que mentir sobre seu trajeto no formulário de imigração, e tentar omitir que esteve em um país da ‘lista vermelha’ nos 10 dias anteriores à chegada, vai enfrentar uma sentença de prisão de até 10 anos”, disse o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, ao Parlamento.
O Reino Unido é o país mais atingido pela pandemia na Europa e já registrou mais de 113 mil mortes por complicações da covid-19. O governo britânico já havia anunciado, em meados de janeiro, a proibição de viagens para passageiros vindos do Brasil, Portugal e de toda a América do Sul.
A proibição de viagens não vale para cidadãos britânicos que queiram voltar para a casa ou para estrangeiros com permissão de residência no Reino Unido, no entanto todos os viajantes que passarem por esses países deverão fazer uma quarentena obrigatória de dez dias.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 20 =