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Prejuízo do apagão global pode chegar a US$ 1 bilhão; saiba quem pagará essa conta

O problema foi causado por alguns bits de código incorreto da própria CrowdStrike em uma “atualização de conteúdo” de software.

O mundo ficou sabendo com relativa rapidez que a empresa de segurança cibernética CrowdStrike estava por trás de uma paralisação tecnológica global ocorrida na sexta-feira (19). Mas descobrir quem pagará a conta pelos danos pode levar muito mais tempo.

Segundo especialista em segurança cibernética, o que parece ser a “maior interrupção de TI da história” levou ao cancelamento de mais de 5.000 voos de companhias aéreas comerciais em todo o mundo e interrompeu negócios, desde vendas no varejo até entregas de pacotes e procedimentos em hospitais, custando receita, tempo e produtividade da equipe.

O problema foi causado por alguns bits de código incorreto da própria CrowdStrike em uma “atualização de conteúdo” de software. Infelizmente, consertar o erro consumiu muito mais tempo do que causá-lo, e pode levar dias até que todos os sistemas voltem ao normal.

Embora a CrowdStrike tenha se desculpado, ela não mencionou se pretende ou não fornecer uma indenização aos clientes afetados. E quando perguntado pela CNN se planeja fornecer uma indenização, sua resposta não abordou essa questão.

Os especialistas dizem que esperam que haja pedidos de indenização e, muito possivelmente, ações judiciais. “Se você for advogado da CrowdStrike, provavelmente não aproveitará o resto do seu verão”, disse Dan Ives, analista de tecnologia da Wedbush Securities.

Conta de bilhões de dólares

A maioria dos especialistas concorda ser muito cedo para ter um controle firme sobre o preço do colapso global da Internet na sexta-feira. Mas esses custos poderiam facilmente ultrapassar US$ 1 bilhão, disse Patrick Anderson, CEO do Anderson Economic Group, empresa de pesquisa especializada em estimar o custo econômico de eventos como greves e outras interrupções de negócios.

Sua empresa estima que uma recente invasão da CDK Global, empresa de software que atende a concessionárias de automóveis nos EUA, atingiu a marca de US$ 1 bilhão em custos. Embora essa interrupção tenha durado muito mais tempo, cerca de três semanas, ela foi restrita a um setor específico.

“Essa interrupção está afetando um número muito maior de consumidores e empresas de uma forma que varia de inconveniência a sérias interrupções e resultou em custos do próprio bolso que não poderão ser recuperados facilmente”, disse ele.

Mas mesmo que os clientes sejam compreensivos, é provável que os rivais da CrowdStrike tentem usar os eventos de sexta-feira para tentar atraí-los.

“É um negócio muito competitivo. Haverá vendedores de todas as outras empresas (…) entrando e dizendo: ‘Isso nunca aconteceu conosco’”, disse Eric O’Neill, especialista em segurança cibernética e ex-agente de contrainteligência do FBI.

“Eles são uma excelente empresa que faz um trabalho importante. Espero que sobrevivam a isso. Se não sobreviverem, os únicos vencedores serão os criminosos cibernéticos”, concluiu ele.

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