Conecte-se conosco

Mundo

Portugal já reconhece certificados de vacina emitidos pelo Brasil; Coronavac não está incluída

Quem tomou Coronavac a testagem continua sendo alternativa na chegada em Portugal. São aceitos testes negativos PCR ou rápido de antígenos feitos 72 ou 48 horas antes do embarque.

A dispensa de testes não se aplica a atividades culturais e gastronômicas em Portugal, onde são obrigatórios, como restaurantes. (Foto: Pixabay)

Desde sábado, 18/9, Portugal passa a reconhecer os certificados de vacinação e recuperação emitidos por outros países. Assim, até 30 de setembro passa a ser permitida a entrada “para efeitos de viagens não essenciais, sob reserva de confirmação de reciprocidade”, de cidadãos detentores de certificados de vacinação ou recuperação.As informações são da Agência Brasil.

Com isso, deixa de ser obrigatória a apresentação de testes negativos apenas na chegada de turistas aos aeroportos portugueses. A dispensa de testes não se aplica a atividades culturais e gastronômicas em Portugal, onde são obrigatórios, como restaurantes nos finais de semana ou hospedagem em hotéis.

O Brasil faz parte dos países liberados, mas a autorização vale apenas para as vacinas reconhecidas pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) da União Europeia: Janssen, AstraZeneca, Moderna e Pfizer. A CoronaVac não foi autorizada. Neste caso, a testagem continua sendo alternativa na chegada em Portugal. São aceitos testes negativos PCR ou rápido de antígenos feitos 72 ou 48 horas antes do embarque.

De acordo com a Agência, os testes precisam obrigatoriamente ser os que constam na lista de aprovação do Comitê de Segurança da Saúde da União Europeia e conter: identificação do viajante, tipo e nome do teste, fabricante, data, hora e local do recolhimento, resultado, entidade emissora e número de autenticação. Sem estas especificações, um novo teste, pago pelo passageiro, deverá ser realizado no aeroporto, onde ele ficará até a divulgação do resultado.

A informação é da CNN Brasil.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 2 =