Mundo
Organização Mundial de Saúde declara pandemia de Covid-19
Doença causada pelo novo coronavírus já está presente em 114 países e soma mais de 118 mil casos, com 4.291 mortes
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, hoje (11), que existe uma pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Com isso, a organização admite que há uma transmissão recorrente em diferentes partes do mundo e de forma simultânea. O cenário é de expectativa para o aumento de casos, mortes e número de países atingidos – que hoje é de 114.
“Pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leviana ou descuidada. É uma palavra que, se mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Em uma semana, o número de países atingidos saltou de 45 para 114. De acordo com o mais recente balanço do órgão, há mais de 118 mil casos e 4.291 pessoas morreram. “Essa é uma crise que vai afetar todos os setores”, alertou Tedros.
Na prática, ao anunciar a pandemia, a OMS indica que estratégias direcionadas apenas para identificar casos e isolar pessoas precisam ser trocadas para um plano sanitário que possa focar em evitar mortes, atendendo a uma parcela da população mais ampla e vulnerável.
[tps_start_button label=”Start slideshow” style=”” class=””]Com 80 mil casos, a China, epicentro da pandemia, ainda concentra a maioria dos infectados. O diretor-geral da OMS ainda reforçou que o avanço da doença,que tem taxa de letalidade de 3,38%, ainda pode ser contido.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário