Mundo
ONU alerta para grave crise de saúde mental causada pela pandemia
Isolamento, luto, perdas econômicas e medo já têm gerado reflexos, especialmente em crianças e jovens
Isolamento, medo, luto e crise econômica resultantes da pandemia de Covid-19 são os ingredientes que podem gerar uma grave crise de saúde mental em todo mundo, alertaram especialistas de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quinta-feira (14).
“O isolamento, o medo, a incerteza, o caos econômico – todos eles causam ou podem causar sofrimento psicológico”, disse Devora Kestel, diretora do departamento de saúde mental da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ao apresentar um relatório e uma diretriz da ONU a respeito da Covid-19 e da saúde mental, Kestel disse que um aumento no número e na gravidade de doenças mentais é provável, e que os governos deveriam colocar a questão “na linha de frente” de suas reações.
“A saúde mental e o bem-estar de sociedades inteiras foram seriamente impactados por esta crise e são uma prioridade a ser abordada urgentemente”, disse Kestel.
O relatório ressaltou várias regiões e setores das sociedades como vulneráveis ao sofrimento mental, entre eles crianças e jovens isolados de amigos e da escola e profissionais de saúde que estão vendo milhares de pacientes infectados e mortos pelo novo coronavírus.
Estudos e pesquisas emergentes já estão mostrando o impacto global da Covid-19 na saúde mental. Psicólogos dizem que as crianças estão ansiosas, e aumentos de casos de depressão e ansiedade foram registrados em vários países.
A violência doméstica está crescendo, e profissionais de saúde estão relatando uma necessidade crescente de apoio psicológico.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário