Mundo
OMS eleva para “muito alto” risco global do novo coronavírus
Para Organização Mundial de Saúde, “não há evidências de que o vírus esteja se espalhando livremente”
A Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou para “muito alto” o risco global de epidemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito hoje (28), dia em que Azerbaijão, Bielorrússia, País de Gales, Nova Zelândia e México confirmaram os primeiros casos de Covid-19. Com isso, chegou a 49 o número de países com registro da doença.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, explicou que a maioria dos casos ainda pode ser rastreada. “Não vemos evidências de que o vírus esteja se espalhando livremente”, disse, acrescentando que os casos recém-confirmados na Estônia, Nigéria, Holanda e Lituânia têm relação com a Itália.
Tedros afirmou que existem “cenários diferentes em diferentes países e, às vezes, cenários diferentes no mesmo país” e que é preciso trabalhar para cortar a cadeia de transmissão.
A OMS também reforçou a necessidade de os países manterem a população informada sobre prevenção, controle e de fornecerem dados atualizados sobre o novo coronavírus.
A China reportou, hoje, 339 novos casos de Covid-19, o número mais baixo de novas infecções registrado em apenas um dia no último mês. O país tem quase 80 mil casos confirmados e mais de 2.700 mortes. Fora do território chinês, são mais de 4.300 infecções, que resultaram, até o momento, em 67 mortes.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário