Mundo
Maioria dos americanos discorda de decisão da Suprema Corte contra aborto, diz pesquisa
Consulta da CBS News/YouGov mostra que 52% da população dos Estados Unidos considera a deliberação um retrocesso.
A maioria dos americanos desaprova a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de derrubar o precedente de Roe vs Wade e anular o direito constitucional ao aborto, de acordo com uma pesquisa da CBS News/YouGov realizada na última sexta-feira (24) e no sábado (25).
Uma maioria de 59% dos adultos americanos desaprova a deliberação, com 41% aprovando. Cerca de metade (52%) considera a decisão um retrocesso para os Estados Unidos, com 31% chamando-a de avanço e 17% dizendo que não é nenhum dos dois.
Entre as mulheres, dois terços (67%) desaprovam a decisão. Uma maioria de 56% do público feminino diz que a decisão piorará a vida da maioria das mulheres americanas.
Na pesquisa, uma maioria de 58% dos americanos diz que seria a favor de uma lei federal que tornasse o aborto legal em todo o país, enquanto 42% disseram ser contra. E 64% dizem que gostariam que o aborto em seus estados fosse legal na maioria ou em todos os casos.
A maior parte dos americanos agora diz acreditar que é um pouco provável que a Suprema Corte acabe ou limite o casamento entre pessoas do mesmo sexo (57%) e o acesso ao controle de natalidade e à contracepção (55%).
Apenas 33% dizem ter muita ou bastante confiança na Suprema Corte, com 23% dizendo ter apenas alguma confiança e 44% que têm pouca confiança na Suprema Corte.
A pesquisa CBS News/YouGov questionou 1.591 adultos nos dias 24 e 25 de junho, após a divulgação da decisão. Embora este seja um período relativamente curto para uma pesquisa, os resultados fornecem uma visão inicial da reação do público. A margem de erro é de três pontos percentuais.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário