Mundo
Joe Biden ordena ataque militar a grupos apoiados pelo Irã na Síria
Os ataques foram uma resposta dos EUA a uma iniciativa contra uma base militar americana no Iraque há dez dias
Na primeira ação militar diretamente ordenada pelo presidente Joe Biden, o governo americano mirou um inimigo notório: o Irã. O democrata ordenou um ataque aéreo na quinta-feira (25), no leste da Síria, contra instalações que o Pentágono disse pertencer a milícias apoiadas pelo país persa.
Os ataques aparentam ser de escopo limitado, diminuindo assim o risco de uma escalada de tensões. Eles foram uma resposta dos EUA a uma iniciativa contra uma base militar americana no Iraque há dez dias, que acabou com um civil morto, além de seis feridos, entre eles um soldado americano.
A decisão de Biden de atacar apenas na Síria e não no Iraque, ao menos por enquanto, também dá a Bagdá um respiro enquanto conduz investigações da empreitada do dia 15 de fevereiro.
“Sob a direção do presidente Biden, forças militares americanas mais cedo nesta noite conduziram ataques aéreos contra uma infraestrutura utilizada por grupos militantes apoiados pelo Irã no leste da Síria”, afirmou o porta-voz do Pentágono, John Kirby, em comunicado.
As informações são da Folha.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário