Mundo
Japão planeja testar medicamento para HIV contra novo coronavírus
Médico lembrou que droga já foi utilizada para tratar pacientes com síndromes respiratórias
Com a disseminação do novo coronavírus ameaçando a saúde pública e a economia, o Japão planeja acelerar os testes de remédios anti-HIV para tratamento de Covid-19.
O diretor do Centro para Controle e Prevenção de Doenças em Tóquio, Norio Ohmagari, disse que medicamentos de combate à Aids estão sendo utilizados em testes em instituições médicas de muitos países e que o medicamento foi utilizado no exterior para tratar pacientes com SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), no passado.
Ohmagari disse que o instituto deu a droga a pacientes com o novo coronavírus após obter seu consentimento. Alguns deles se recuperaram desde então, mas como o número de pacientes era limitado, afirmou que não está claro se o medicamento foi eficaz.
O principal porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, disse, hoje (18), que o país está fazendo “preparativos para que testes clínicos com medicação para HIV para o novo coronavírus possam começar o mais cedo possível”, acrescentando que não sabe dizer quanto tempo pode ser preciso para se aprovar o uso de um remédio.
Mais 88 pessoas foram diagnosticadas com o vírus no navio de cruzeiro Diamond Princess, que está em quarentena no porto de Yokohama, elevando o número total de passageiros infectados para 542, disse o Ministério da Saúde. Outros três casos foram detectados no município de Wakayama.
Empresas de Tóquio estão orientando seus funcionários a trabalharem em casa.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário