Mundo
Israel e Hamas concordam em ampliar cessar-fogo em Gaza por mais dois dias, diz Catar
Pausa foi prorrogada apesar de atraso na troca de reféns e prisioneiros prevista para esta segunda-feira, 27/11.
O Catar confirmou a ampliação do cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista Hamas por mais dois dias. A trégua encerraria na madrugada de terça-feira (pelo horário de Brasília) e foi prorrogada apesar do impasse que atrasou a liberação de reféns e prisioneiros prevista para esta segunda-feira, 27.
Até agora, o Hamas entregou 39 israelenses e a expectativa é que mais 11 sejam liberados ainda hoje, totalizando os 50 que haviam sido acordados. Além disso, mais 19 pessoas sequestradas no ataque terrorista de 7 de outubro foram libertas, sendo 17 tailandeses, um filipino e um cidadão com dupla nacionalidade russo-israelense, contemplados por negociações separadas. Em troca, 117 prisioneiros palestinos foram soltos por Israel.
Tel-Aviv já havia dito que poderia prorrogar o cessar-fogo por um dia a cada 10 reféns libertos além dos 50 já contemplados pelo acordo da semana passada. Ou seja, a ampliação do cessar-fogo por dois dias significa que mais 20 israelenses e 60 palestinos devem ser liberados entre a terça e a quarta-feira.
Israel ainda não comentou a prorrogação da pausa humanitária. O Hamas, por sua vez, confirma o acordo e cita os esforço do Egito e do Catar para mediar a negociação.
“Com a mediação dos nossos irmãos do Catar e do Egito, nós chegamos a um acordo para ampliar o cessar fogo por dois dias sob as mesmas circunstâncias do cessar-fogo atual”, disse um porta-voz do grupo terrorista à agência Reuters.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário