Conecte-se conosco

Mundo

Índia eleva limite da idade gestacional para aborto legal

Governo indiano afirma que permissão até 24 anos vai ajudar mulheres vulneráveis

O governo indiano elevou o limite para permitir abortos de 20 para 24 semanas, dizendo que ajudaria ‘mulheres vulneráveis’, incluindo sobreviventes de estupro, vítimas de incesto e outras, além de reduzir taxa de mortalidade materna. A informação é da agência chinesa Xinhua.
A decisão foi tomada em uma reunião do Gabinete da União presidida pelo primeiro-ministro, Narendra Modi, confirmou uma fonte no Ministério da Saúde e Bem-Estar da Família.
Mais tarde, o ministro da Informação e Radiodifusão do país, Prakash Javadekar, disse que o aumento do limite permitido para 24 semanas ajudaria vítimas de estupro, mulheres com deficiência e meninas menores “que podem não perceber a tempo que estão grávidas”.
As emendas necessárias seriam feitas na “Lei de Terminação Médica da Gravidez de 1971”, uma vez que um projeto de lei a esse respeito seja introduzido e aprovado pelo Parlamento.
Uma declaração oficial emitida pelo Ministério da Saúde e Bem-Estar da Família afirmou que o “Projeto de Lei de Terminação Médica da Gravidez de 2020” seria “expandir o acesso” das mulheres aos serviços de aborto legal e seguro em serviços terapêuticos, humanitários ou sociais.
Recentemente, várias petições foram recebidas pelos tribunais em busca de permissão para abortar gestações em idade gestacional além do limite permitido por motivos de anormalidades fetais ou de gravidez devido à violência sexual enfrentada por mulheres.
O aumento proposto na idade gestacional garantirá dignidade, autonomia, confidencialidade e justiça para as mulheres que precisam interromper a gravidez, acrescentou a declaração do Ministério.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 10 =