Mundo
Executivo da União Europeia diz estar pronto para Brexit sem acordo e que Reino Unido sofrerá mais
Porta-voz da União Europeia afirma que esse não é o cenário ideal e que não há necessidade para preparações adicionais de contingência neste momento.
O Executivo da União Europeia (UE) disse nesta segunda-feira (19) que o bloco está pronto para um Brexit sem acordo e que o Reino Unido sofrerá mais dessa forma.
Uma retirada britânica do bloco sem acordo nunca seria o cenário preferido da UE, e acrescentou que o Executivo, sediado em Bruxelas, não vê necessidade para preparações adicionais de contingência neste momento, disse Natasha Bertaud, a porta-voz da Comissão Europeia, durante uma sessão diária de informação.
Documentos oficiais publicados pelo jornal “Sunday Times” mostram que o Reino Unido vai sofrer com faltas de combustível, alimentos e remédios, caso de fato saia da UE sem um acordo de transição.
O jornal disse que as previsões formuladas pelo governo mostram os mais prováveis choques de um Brexit sem acordo, e não as piores possibilidades de cenários. O panorama apresentado foi o de portos congestionados, protestos do público e problemas generalizados.
Michael Gove, o ministro responsável pelos preparativos da saída sem acordo, rebateu essa interpretação. Ele declarou que os documentos mostravam, sim, as piores consequências possíveis, e que o planejamento havia sido acelerado nas últimas três semanas.
Encontro de líderes
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai se encontrar com a líder alemã, Angela Merkel, e com o francês, Emmanuel Macron, nesta semana. Ele vai expor qual é seu plano para o Brexit nas duas ocasiões, de acordo com uma porta-voz do Reino Unido.
“É provável que eles discutam outros temas: política externa, segurança etc. Mas é claro que o Brexit será um tema chave em ambos os encontros bilaterais”, disse a porta-voz.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário