Mundo
EUA provocam Rússia e pousam bombardeiro nuclear no Ártico pela 1ª vez
A aeronave, uma das quatro deslocadas no mês passado para a base norueguesa de Orland, pousou no domingo
Em uma demonstração provocativa de força para a Rússia, os Estados Unidos pousaram pela primeira vez um bombardeiro com capacidade nuclear na região acima do Círculo Polar Ártico.
É a rota mais curta para um ataque contra Moscou, por cortesia da curvatura da Terra. O avião foi escolhido a dedo: um B-1B, bombardeiro supersônico projetado na Guerra Fria justamente para missões de penetração no então espaço aéreo soviético.
Desde o fim da Guerra Fria, seu uso foi convertido para ataques estratégicos com armas convencionais, mas o avião retém a capacidade do uso de armas atômicas —caso os EUA assim o desejarem e romperem provisões do tratado de limitação nuclear Novo Start.
A aeronave, uma das quatro deslocadas no mês passado para a base norueguesa de Orland, pousou no domingo (7) no mais setentrional aeródromo de Bodo. Os detalhes começaram a emergir agora.
A tripulação do “Cavaleiro das Trevas”, apelido do avião, fez o chamado “pit-stop morno”, no qual os quatro motores são desligados e ele é reabastecido em terra com a tripulação embarcada. É uma das simulações do que acontece durante missões de combate.
As informações são da Folha.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário