Conecte-se conosco

Mundo

EUA autorizam vacinação contra Covid-19 para adolescentes a partir de 12 anos

A medida é vista como um passo importante para levar as crianças de volta às escolas, com segurança. Essa é a primeira vacina para Covid-19 a ser autorizada nos Estados Unidos para a faixa etária.

EUA pretendem vacinar crianças a partir de 2 anos, em setembro. (Foto:Reprodução G1)

A agência de medicamentos dos Estados Unidos (FDA) anunciou nesta segunda-feira que autorizou a vacina anticovid da Pfizer/BioNTech para menores com idades entre 12 e 15 anos.

Essa é a primeira vacina para Covid-19 a ser autorizada nos Estados Unidos para a faixa etária. A medida é vista como um passo importante para levar as crianças de volta às escolas com segurança. O presidente dos EUA, Joe Biden, pediu aos estados que disponibilizassem o imunizante aos adolescentes mais jovens imediatamente.

“A ação de hoje permite que uma população mais jovem seja protegida da Covid-19, aproximando-nos de retornar a um senso de normalidade e acabar com a pandemia”, disse a comissária em exercício da FDA, Janet Woodcock, em um comunicado. “Os pais e responsáveis ​​podem ter certeza de que a agência realizou uma revisão rigorosa e completa de todos os dados disponíveis, como fizemos com todas as nossas autorizações de uso de emergência da vacina da Covid-19”.

A Pfizer anunciou em março que a vacina produz respostas robustas de anticorpos e era segura em testes clínicos com crianças de 12 a 15 anos.

No estudo com 2.260 adolescentes de 12 a 15 anos, houve 18 casos de Covid-19 no grupo que recebeu um placebo e nenhum entre aqueles que receberam a vacina real, resultando em 100% de eficácia na prevenção da doença, disseram as empresas.

Quase 46% das pessoas nos Estados Unidos haviam recebido pelo menos uma injeção de uma vacina COVID-19 no domingo, de acordo com dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

Mas o ritmo das vacinações nos EUA diminuiu significativamente desde que atingiu uma média de 7 dias de mais de 3,3 milhões de doses por dia em meados de abril. Essa média caiu em mais de um terço, para cerca de 2,1 milhões de imunizados por dia em 4 de maio, de acordo com dados do CDC.

A vacina da Pfizer é a única autorizada para jovens de 16 e 17 anos nos Estados Unidos. Quase 2 milhões de pessoas nessa faixa etária receberam pelo menos um dose, de acordo com dados do CDC. Vacinar amplamente crianças de 12 a 18 anos pode permitir que as escolas dos EUA relaxem as medidas de mascaramento e distanciamento social sugeridas pelo CDC.

A Pfizer disse que espera ter dados de segurança e eficácia para crianças de 2 a 11 anos em setembro, quando planeja pedir mais expansão dos EUA para essa faixa etária.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 7 =