Conecte-se conosco

Mundo

Espanha reabre fronteira para brasileiros e permite entrada de imunizados com Coronavac

A Espanha se junta a Alemanha, França, Suíça e Islândia, já abertos para brasileiros vacinados.

Todas as vacinas aplicadas no Brasil serão aceitas na Espanha. (Foto:Getty Images)

A Espanha passa a receber, a partir desta terça-feira (24/8), brasileiros vacinados. No país europeu, todas as vacinas aplicadas no Brasil serão aceitas: Coronavac, Pfizer, AstraZeneca e Janssen. Para os totalmente imunizados, a quarentena não será exigida.

De acordo com as informações da Embaixada da Espanha, os viajantes poderão entrar no país desde que tenham comprovante de vacinação e 14 dias da segunda dose. O brasileiro deve obter o certificado digital do Ministério da Saúde do Brasil na versão em espanhol.

Ao chegar no território estrangeiro, todos serão submetidos a uma checagem de saúde — que incluirá, no mínimo, uma medição de temperatura, uma verificação documental e visual de seu estado — e precisarão portar um código QR obtido ao preencher um formulário disponível no site Spanish Travel Health.

“No entanto, é possível que lhes possam fazer um teste de diagnóstico na chegada, se a autoridade de saúde considerar necessário”, explicou a embaixada, em nota publicada no site oficial. “Qualquer pessoa pode ter sua entrada negada por motivos de saúde pública.”

Pessoas que ainda não se imunizaram só poderão entrar no país se forem cidadãos espanhóis, cônjuges ou filhos de espanhóis, residentes, portadores de vistos de longa duração, diplomatas, estudantes com visto correspondente e trabalhadores com eventos que aconteçam na Espanha. Para consultar todas as exceções, visite o site da Embaixada.

Para esses, as opções para seguir viagem são: certificado de recuperação da Covid-19 ou certificado de teste de diagnóstico.

No primeiro caso, os que já tiveram a doença podem apresentar certificado de recuperação desde que tenham mais de 11 dias do primeiro teste PCR positivo. Este certificado terá validade de 180 dias a partir de então e deve ser traduzido para o espanhol.

Para os não vacinados e que não tiveram Covid-19, existe a opção de fazer um teste de diagnóstico. Os aceitos são:

1. Testes de amplificação de ácido nucléico (NAAT), que detectam o material genético do vírus (por exemplo, PCR, TMA, LAMP, NEAR, etc.). A amostra deve ser colhida no máximo 72 horas antes do desembarque na Espanha.

2. Testes de detecção rápida de antígenos (RAT), que detectam a presença de antígenos de vírus. A amostra deve ser colhida no máximo 48 horas antes do desembarque na Espanha.

Vacinação Brasil

Dados sobre a Campanha Nacional de Imunização mostram que 34,7% da população adulta do país está totalmente imunizada contra a Covid-19. Ou seja, já receberam duas doses ou a vacina de dose única.

O número corresponde a 55.939.618 de brasileiros, dos quase 160 milhões maiores de 18 anos, com o ciclo vacinal completo.

No total, 124.189.677 pessoas receberam ao menos uma dose, o que corresponde a 77,1% da população vacinável.

As informações são do site Metropoles.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + nove =