Conecte-se conosco

Mundo

Em pronunaiemtno na TV, Lula diz que tarifaço de Trump tem apoio de políticos “traidores da pátria”

Presidente reage a tarifas, denuncia ataques à Justiça e ao Pix brasileiro, além de fazer alertas sobre fake news.

em-pronunaiemtno-na-tv-lula-di

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em pronunciamento em rede nacional nesta quinta-feira (17) que as tarifas anunciadas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, têm apoio de políticos brasileiros, os quais classificou como “traidores da pátria”.

Sem citar deputados e senadores bolsonaristas, o presidente falou em “indignação” ao saber do apoio de “políticos” ao tarifaço e disse que essas pessoas apostam no “quanto pior, melhor”.

“Não se importam com a economia do país e os danos causados ao nosso povo”, disse Lula.

O presidente afirmou ainda que as tarifas são uma “chantagem inaceitável” e ressaltou que o Poder Judiciário no Brasil é independente.

“No Brasil, respeitamos o devido processo legal, os princípios da presunção da inocência, do contraditório e da ampla defesa. Tentar interferir na justiça brasileira é um grave atentado à soberania nacional”, defendeu o presidente.

No pronunciamento, Lula também defendeu o sistema de pagamentos Pix, que foi alvo de críticas dos Estados Unidos nos últimos dias.

“Não aceitaremos ataques ao Pix, que é um patrimônio do nosso povo. Temos um dos sistemas de pagamento mais avançados do mundo, e vamos protegê-lo”, afirmou.

O sistema de pagamentos brasileiro foi citado como exemplo de como o governo favorece o país em detrimentos das empresas norte-americanas. Na terça (15), o Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR) anunicou uma investigação comercial contra o Brasil, que inclui o Pix entre as práticas consideradas “desleais”.

Em rede nacional, Lula também saiu em defesa da soberania brasileira nas decisões sobre regulamentação das redes sociais. Esta é uma briga que já se desenrola há meses com o governo americano, que é contra a regulamentação das big techs, alegando defender a liberdade de expressão.

“Para operar no nosso país, todas as empresas nacionais e estrangeiras são obrigadas a cumprir as regras. No Brasil, ninguém está acima da lei”. Lula disse que é preciso proteger as famílias brasileiras de organizações que se utilizam das redes digitais para promover golpes, incitar a violência e os ataques à democracia.

Ainda sobre as tarifas, o presidente disse em rede nacional que usaria de “todos os instrumentos legais” para defender a economia brasileira, desde recursos à OMC (Organização Mundial do Comércio) até a Lei de Reciprocidade Econômica, aprovada pelo Congresso Nacional.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 2 =