Mundo
Donald Trump pede novamente que rival Joe Biden faça teste antidoping para debate presidencial
Em desvantagem na corrida eleitoral, o presidente dos EUA tem insinuado sem evidências que Biden usa drogas para conseguir arrancada na disputa pela vaga na Casa Branca.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a pedir que seu rival democrata na disputa pela Casa Branca, Joe Biden, faça um teste de drogas antes ou depois do primeiro debate entre os concorrentes à Presidência, que acontece na terça-feira (29). As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Desde os debates entre os pré-candidatos democratas, Trump já comentava que a “energia e o desempenho” de Biden haviam mudado drasticamente, depois de um início pouco potente, e indicava que utilizaria a estratégia de sugerir que Biden usa drogas para mobilizar sua base mais conservadora.
“Pedirei insistentemente um teste antidoping para Joe ‘Dorminhoco’ antes ou depois do debate de terça à noite. Naturalmente aceitarei fazer um também”, escreveu o presidente neste domingo (27) no Twitter, utilizando o apelido criado por ele próprio quando Biden despontou como principal candidato democrata.
“Suas performances nos debates têm sido irregulares, para dizer o mínimo”, continuou. “Apenas drogas poderiam causar essa discrepância?”, sugeriu Trump, sem oferecer qualquer evidência para a insinuação.
Nas eleições de 2016, nas quais o republicano venceu a democrata Hillary Clinton, Trump também usou a tática contra a adversária, afirmando que ela estaria “ficando ligada demais” antes dos debates.
Segundo o site Five Thirty Eight, que compila as principais pesquisas americanas, Biden está sete pontos à frente do presidente na média nacional, 50,4% a 43,2%, mas o que importa no pleito americano são os votos no Colégio Eleitoral —sistema indireto em que o candidato vencedor em cada Estado recebe os votos dos delegados daquele território.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário