Conecte-se conosco

Mundo

Donald Trump defende uso de máscaras de olho na reeleição à presidência dos Estados Unidos

Presidente norte-americano postou em seu perfil no Twitter uma foto dele usando a proteção e afirmando ser ‘patriótico’ gesto de prevenção à Covid-19.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que durantes meses se negou a promover o uso de máscaras para combater a pandemia do novo coronavírus, publicou no Twitter, nesta segunda-feira (20), uma foto em que aparece com o adereço, um gesto que considerou “patriótico”. As informações da agência France Presse e publicadas pelo portal de notícias G1.

Restando pouco mais de cem dias para as eleições, as críticas à política de Trump para combater a Covid-19 têm comprometido suas aspirações para a reeleição, com as pesquisas atribuindo a vantagem a seu adversário, o democrata Joe Biden.

Após desqualificar a gravidade da pandemia – que já matou 140 mil pessoas nos Estados Unidos – e apostar em um desaparecimento do vírus, as críticas contra o presidente têm se intensificado ante uma importante recidiva dos casos nos populosos estados do sul e do oeste do país, particularmente na Flórida.

Este aumento de contágios em estados-chave para ele chegar à Casa Branca, como o Texas ou a Flórida, obrigou o presidente a reavaliar seu discurso e recomendar o uso da máscara, o que não tinha feito até agora. “Estamos unidos em nosso esforço para vencer o invisível vírus da China e muitas pessoas dizem que é patriótico usar uma máscara quando não se pode respeitar o distanciamento social”, escreveu Trump em sua conta na rede social.

“Não há ninguém mais patriótico do que eu, seu presidente favorito!”, concluiu.

A mensagem veio acompanhada de uma foto, em branco e preto, em que Trump aparece usando uma máscara com o selo presidencial. Trump usou pela primeira vez uma máscara em público em 11 de julho. Esta atitude de repúdio à máscara atiçou e politizou a discussão sobre seu uso, o que deve ser decidido por governos locais. No domingo, Trump invocou a “liberdade” individual para não defender a obrigatoriedade de seu uso em nível nacional.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 2 =