Mundo
Decreto do governo federal retira de forma definitiva embaixador do Brasil em Israel
Agora, no Diário Oficial, Lula nomeia Frederico Meyer para o “cargo de representante do Brasil junto à Conferência do Desarmamento, na Suíça.
Num decreto publicado nesta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o embaixador do Brasil Frederico Meyer como representante do país na Conferência de Desarmamento da ONU. Com essa decisão, o diplomata é retirado de forma definitiva de Israel, posto que ocupava até fevereiro.
Conforme o site UOL revelou na semana passada, Meyer voltou para Israel, depois de três meses da pior crise diplomática entre os dois países. Em fevereiro, por conta de comentários Lula sobre a Segunda Guerra Mundial e a situação em Gaza, Israel declarou o presidente como “persona non grata”. Chamou também Meyer e exigiu que o brasileiro pedisse desculpas, o que jamais ocorreu.
Num ato de insatisfação, Lula convocou de volta para Brasília o diplomata, oficialmente para consultas. Na semana passada, porém, ele retornou para Israel e, nos últimos dias, chegou a assinar telegramas oficiais. Mas em nenhum momento comunicou ao governo de Israel que estava de volta ao posto.
Agora, no Diário Oficial, Lula nomeia Frederico Meyer para o “cargo de representante do Brasil junto à Conferência do Desarmamento, na Suíça, removendo-o da Embaixada do Brasil em Tel Aviv para a Missão Permanente do Brasil junto à ONU”.
O decreto não indica um substituto para Meyer, em Tel Aviv.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário