Mundo
Como fica a linha de sucessão do trono do Reino Unido após a morte da rainha Elizabeth II
Príncipe William, duque de Cambridge, como o primeiro na lista para assumir o cargo por ser primogênito do Rei Charles.
A rainha britânica Elizabeth II morreu no Castelo de Balmoral, na Escócia, informou o Palácio de Buckingham nesta quinta-feira (8). Ela tinha 96 anos.
A rainha tornou-se a sexta mulher a ascender ao trono britânico em fevereiro de 1952, após a morte de seu pai, o rei George VI. Ela foi a monarca que mais tempo reinou na história britânica, servindo por mais de 70 anos.
O príncipe Charles, o filho mais velho da rainha, ascende imediatamente ao trono como rei, colocando seu primogênito, o príncipe William, duque de Cambridge, como o primeiro na linha de sucessão ao trono.
Veja quem é quem na Casa da Windsor e na linha de sucessão ao trono britânico:
1º na linha sucessória: Príncipe William
O príncipe William, Duque de Cambrigde, é o primeiro na linha sucessória. Ele assumiria o trono em caso de abdicação ou morte de Charles. Ele alcançou o mais alto grau educacional — mestre de artes — entre qualquer membro da família real. William serviu nas forças armadas de 2006 a 2013, participando de mais de 150 operações de busca e salvamento de helicópteros. é casado desde 2011 com Catherine, Duquesa de Cambridge, com quem tem três filhos: príncipe George, 9; princesa Charlotte, 7; e príncipe Louis, 4.
2º na linha sucessória: Príncipe George
O príncipe George, de 9 anos, filho de William com a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, é o segundo na linha de sucessão. Ele deve assumir o trono após os reinados de seu avô, o rei Charles III, e de seu pai, o príncipe William.
3ª na linha sucessória: Princesa Charlotte
Segunda filha do príncipe William e de Kate Middleton, Charlotte completou 7 anos em maio. Nascida em 2015, ela entra na linha de sucessão após a realeza britânica abrir mão de uma regra que dava preferência aos herdeiros do sexo masculino em relação às irmãs na linha de sucessão.
4º na linha sucessória: Príncipe Louis
O pequeno Louis chegou à família real em 2018. Ele completou quatro anos no dia 23 de abril. Louis nasceu apenas algumas semanas antes do casamento dos seus tios, o príncipe Harry e Meghan, em maio de 2018.
5º na linha sucessória: Príncipe Harry
Irmão mais novo de William, o príncipe Harry também esteve nas Forças Armadas. Em 2008, o Ministério da Defesa do Reino Unido infomou que Harry serviu secretamente no Afeganistão durante uma missão de quatro meses em 2007. Ele também é piloto de helicóptero e fundador do Invictus Games, uma competição esportiva para militares que se feriram em combate.
Apesar de o Príncipe Harry e Meghan Markle, a Duquesa de Sussex, estarem oficialmente afastados das funções da família real, ele permanece na linha de sucessão da família real. Harry e Meghan se casaram em 2018. Juntos, tiveram Archie Harrison Mountbatten-Windsor, em maio de 2019, e Lilibet “Lili” Diana Mountbatten-Windsor, em junho de 2021.
6º na linha sucessória: Archie Harrison
Archie nasceu em 2018 e é o sexto na linha de sucessão ao trono. Ele, no entanto, não se qualifica imediatamente para o título de príncipe porque seus pais, Harry e Meghan, optaram por não usar nenhum título para seus descendentes. No entanto, como Charles se tornou rei, o filho do Príncipe Harry se tornou automaticamente Sua Alteza Real, o Príncipe Archie Harrison Mountbatten-Windsor.
7ª na linha sucessória: Lilibet ‘Lili’ Diana Mountbatten-Windsor
Lilibet “Lili” Diana Mountbatten-Windsor nasceu em Santa Bárbara, Califórnia, em junho de 2021, após a decisão de seus pais, Harry e Meghan, de se afastarem da vida real no Reino Unido e se mudarem para os EUA.
Seu nome incomum é uma homenagem à sua bisavó — Lilibet era o apelido de família da rainha Elizabeth II. O nome do meio da bebê, Diana, “foi escolhido para homenagear sua amada avó falecida, a princesa de Gales”, anunciaram o duque e a duquesa de Sussex em um comunicado. Sétima na linha de sucessão ao trono, a 11ª bisneta da rainha é o membro da realeza mais antigo na linha de sucessão a ter nascido no exterior.
*Com informações da CNN Internacional
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário