Conecte-se conosco

Mundo

‘Cápsula da eutanásia’, criada por defensor do suicídio assistido’, está ‘pronta’ para uso na Suíça

Trata-se da Sarco, a “cápsula da eutanásia”, que tem a forma semelhante a de um caixão impresso em 3D e preenchido com nitrogênio.

‘Cápsula da eutanásia’, criada por Philip Nitschke. (Foto:Reprodução)

O médico Philip Nitschke, apelidado de Doutor Morte e chamado de “Elon Musk do suicídio assistido” por seu trabalho na polêmica área médica disse que a sua mais discutida criação está pronta para ser usada na Suíça.

Trata-se da Sarco, a “cápsula da eutanásia”, que tem a forma semelhante a de um caixão impresso em 3D e preenchido com nitrogênio, reduzindo rapidamente o oxigênio de 21% para apenas 1% em cerca de 30 segundos. Segue-se então uma sensação de “desorientação” e “eufórica”, antes que o usuário acabe perdendo a consciência.

A morte ocorre devido à hipóxia (baixo nível de oxigênio nos tecidos do corpo) e hipocapnia (redução do dióxido de carbono no sangue), seguida por privação crítica de oxigênio e dióxido de carbono.

“Estamos prontos para usá-la. Estamos conversando com várias pessoas que desejam ser os primeiros a usá-la”, disse o médico, baseado na Holanda, ao “Daily Mail”, em reportagem publicada no domingo (27/8). O governo da Suíça não se manifestou sobre a declaração nem estipulou uma data.

“A pessoa vai entrar na máquina, serão feitas três perguntas e ela responderá verbalmente: ‘Quem é você?’, ‘Onde você está?’ e ‘Você sabe o que acontece se você pressionar o botão?’. E se ela responder verbalmente a essas perguntas, o software liga a energia para que o botão possa ser pressionado. E se apertarem o botão, morrerão muito rapidamente”, explicou o Doutor Morte.

O suicídio assistido é legal na Suíça e cerca de 1.300 pessoas usaram os serviços das organizações de eutanásia Dignitas e Exit no ano passado.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =