Mundo
Alemanha investiga motivação xenofóbica de atirador que matou 9 pessoas em bares
Autor dos disparos foi identificado como Tobias Rathjen e ele foi encontrado morto em uma casa, ao lado da corpo da mãe
Foi identificado como Tobias Rathjen o homem que abriu fogo e matou 9 pessoas, na noite de ontem (19), em dois bares na cidade de Hanau, no centro da Alemanha. De acordo com autoridades locais, há elementos para concluir que ele agiu com motivação xenofóbica. A informação é da BBC Brasil.
Ele foi encontrado morto em uma casa junto ao corpo da mãe, de 72 anos. O gabinete do procurador geral da Alemanha abriu uma investigação e, segundo um porta-voz, tem “elementos para sustentar a possibilidade de uma motivação xenofóbica”.
Enquanto isso, o ministro regional do interior do Estado de Hesse, Peter Beuth, confirmou que os investigadores classificaram o incidente como um “suposto ato de violência terrorista”.
Por volta das 22h do horário local, Rathjen abriu fogo contra uma multidão de pessoas que se encontravam no Midnight, um bar para fumar narguile no centro de Hanau. Esse ataque deixou pelo menos 3 mortos.
Em seguida, saiu da cena no crime em um carro preto e se dirigiu ao Arena Bar & Café, onde um segundo tiroteio matou pelo menos cinco pessoas, deixando ainda várias feridas.
Rathjen deixou, segundo a publicação, um manifesto de 24 páginas e publicado um vídeo no YouTube antes do ataque. “Nem todos os que têm um passaporte alemão são valiosos e de raça pura”, diz o documento atribuído ao suspeito e compartilhado pelo Centro Internacional para o Estudo da Radicalização do King’s College, de Londres.
Em seu manifesto, Rathjen também salienta “a necessidade de destruir certas pessoas cuja expulsão da Alemanha não é mais possível”.
Gravado em um apartamento, o material foi publicado na internet cinco dias antes dos ataques de quarta-feira.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário