Conecte-se conosco

Mundo

Airbus ordena recall urgente em aviões A320; risco afeta seis mil aviões.

Um documento obtido pela agência Reuters afirma que a correção do software, que opera o controle dos profundores e dos ailerons, deve ser feita antes do próximo voo com passageiros das aeronaves

airbus-ordena-recall-urgente-e

Reprodução/Instagram

A Airbus informou nesta sexta-feira (28) que determinou uma mudança imediata de software em uma parte significativa da família de jatos A320, seu modelo mais vendido. Segundo fontes do setor, a medida deve envolver cerca de 6 mil aviões, mais da metade da frota global.

Um documento obtido pela agência Reuters afirma que a correção do software, que opera o controle dos profundores e dos ailerons, deve ser feita antes do próximo voo com passageiros das aeronaves.

Os profundores controlam o ângulo de ataque do nariz da aeronave. Já os ailerons controlam controlam a rotação da aeronave em torno de seu eixo transversal, isto é, a “inclinação” para o lado.

Segundo a Airbus, a Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) deve emitir uma diretriz de aeronavegabilidade em caráter de emergência.

De acordo com fontes do setor, em cerca de dois terços dos jatos afetados, o recall deve resultar em uma interrupção curta das operações, já que as companhias aéreas poderão voltar a usar uma versão anterior do software.

Mesmo assim, a dimensão da operação deve gerar transtornos significativos, principalmente devido à alta temporada de voos no fim de ano.

Centenas de aviões também podem precisar trocar componentes de hardware, o que pode deixá-los fora de serviço por semanas.

No Brasil, o A320 é operado pelas companhias Latam e Azul. Procurados pelo g1, a Azul Linhas Aéreas disse que “nenhuma de suas aeronaves do modelo em questão está inclusa no programa de recall anunciado pela Airbus”.

As informações são do G1


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + três =