Mundo
Agência Europeia recomenda autorização da vacina de Oxford
Se a orientação for acatada pela Comissão Europeia, o imunizante será o terceiro liberado no bloco, após a distribuição das fórmulas da Moderna e da Pfizer com BioNTech
A autorização para uso da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca e da Universidade de Oxford em adultos com mais de 18 anos foi autorizada nesta sexta-feira (29/01) pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês). Se a orientação for acatada pela Comissão Europeia, o imunizante será o terceiro liberado no bloco, após a distribuição das fórmulas da Moderna e da Pfizer com BioNTech. As informações são do UOL.
Conforme o órgão internacional, o imunizante demonstrou eficácia de cerca de 60% nos testes clínicos e deve ser aplicado por meio de duas doses, com intervalo entre quatro e 12 semanas. Os números se referem a pessoas entre 18 e 55 anos, mas a EMA decidiu liberar o uso para adultos mais velhos, porque a “proteção é esperada, visto que uma resposta imune é observada nesta faixa etária e com base na experiência com outras vacinas”.
Ontem, o comitê de vacinas da Alemanha fez uma atualização da recomendação em relação ao produto, informando que o imunizante deve ser administrado apenas a pessoas com menos de 65 anos.
Para justificar a nova recomendação, os especialistas citaram a falta de dados suficientes em relação a grupos de idade mais avançada. A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) informou que evidências confirmam a segurança e a produção de anticorpos do imunizante em pessoas da terceira idade.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário