Manaus
Prefeitura constrói na Ponta Negra rampa para acesso ao rio com cadeiras de rodas
A rampa terá 160 metros de comprimento por 2,70 metros de largura, ligando o final do calçadão até a margem do rio.
A Prefeitura de Manaus anunciou a construção de uma rampa na praia da orla do complexo turístico da Ponta Negra, na zona Oeste, para que pessoas com deficiência possam utilizar cadeiras de rodas e tomarem banho no rio Negro.
O prefeito David Almeida afirmou que essa é uma política afirmativa de inclusão. “Além da rampa, o Fundo Manaus Solidária adquire cadeiras anfíbias, para fornecer às pessoas que vierem se banhar, adentrar o rio”, informou.
“Também vamos aqui, nesta área, fazer um estacionamento exclusivo para que as pessoas que têm carro possam adentrar e acessar rapidamente a rampa. Ao lado do Corpo de Bombeiros, vamos ter banheiros adaptados para que possamos fazer essa integração”, acrescentou.
A rampa terá 160 metros de comprimento por 2,70 metros de largura, ligando o final do calçadão até a margem do rio. Será construída em duas etapas: durante a cheia e, posteriormente, na seca, quando receberá uma extensão até a área permitida para banho. A estrutura será em concreto armado e instalada a 15 centímetros acima da areia da praia.
O secretário municipal de Infraestrutura, Heliatan Botelho, estimou um prazo para o término da primeira etapa do projeto. “A gente prevê a conclusão da obra em 60 dias, se o clima favorecer, afinal, estamos trabalhando com concreto. Vale ressaltar que a rampa vai contar também com faixa tátil, para que os deficientes visuais também possam ter acesso”, explica.
Esses acessos, tanto escadarias quanto rampas, são feitos nas praias urbanas de várias capitais do país, para garantir a segurança e mobilidade aos frequentadores. As rampas vêm sendo instaladas para que todas as pessoas possam desfrutar das praias.
Assim que a obra for entregue, dez cadeiras estarão disponíveis na orla para uso de pessoas com deficiência.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário