Conecte-se conosco

Manaus

Plano de Contingência Municipal para enfrentar desastres naturais em Manaus é apresentado

O documento estratégico define as ações das diversas entidades municipais antes, durante e após desastres naturais, como chuvas intensas, cheias, estiagens e incêndios.

plano-de-contingencia-municipa

Seca em um igarapé na cidade de Manaus. (Foto: Michael Dantas/Reprodução)

A coordenação de esforços diante da ocorrência ou iminência de desastres naturais em Manaus é a base do Plano de Contingência (Plancon) 2024, elaborado pela Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), para ser implementado na capital. O documento foi apresentado nesta terça-feira,29/5, pelo prefeito de Manaus, David Almeida.

O documento define as ações das diversas entidades municipais antes, durante e após desastres naturais, como chuvas intensas, cheias, estiagens e incêndios. O plano conta também com um monitoramento das áreas de encosta, assim como prevê a instalação de 14 novas estações pluviométricas para os próximos 30 dias.

O prefeito informou que a atual gestão está instalando, em Manaus, 14 estações meteorológicas e, posteriormente, montar estações sísmicas para evitar que áreas de risco possam ter um desbarrancamento. Outra medida prevista no plano será a perfuração de 15 poços artesianos de 120 metros por 6 polegadas de diâmetro, em 15 comunidades ribeirinhas mais isoladas.

O plano, de acordo com a prefeitura, inclui o mapeamento de 83 comunidades no entorno da cidade de Manaus que são impactadas e faz a estimativa da aquisição de alimentos, kits de higiene; caso venha acontecer alguma ocorrência, o planejamento é conduzido para dar pronta-resposta para a população.

O documento detalha ainda as ações de cada órgão municipal, promovendo uma atuação conjunta e eficiente, além de estabelecer a logística necessária, como bases de reunião, pontos de abrigo, hospitais e unidades de saúde, organizados pela Zona Administrativa de Manaus. Dessa forma, a prefeitura busca garantir uma resposta rápida e eficaz em situações de emergência.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =