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Manaus

Pesquisa do CDL Manaus aponta crescimento de 3% nas vendas de Páscoa em 2024

Os dados recolhidos apontaram que 61,3% dos entrevistados pretendem realizar compras nesta época, sendo que os principais fatores que influenciam a compra são o gosto por chocolates.

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Pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) aponta para um crescimento de 3% nas vendas dos produtos de páscoa em 2024, em relação ao ano anterior, e movimento de cerca de R$ 59,6 milhões no comércio da cidade, com um ticket médio de compras de aproximadamente R$ 152,00.

Segundo o CDL Manaus, a pesquisa foi conduzida por meio de uma combinação de Google Forms, aplicativos de mensagens e entrevistas pessoais durante o período de 9 a 20 de fevereiro. Foram aplicados 2.285 questionários a homens e mulheres com idade igual ou superior a 18 anos, residentes na zona urbana de Manaus.

Os dados recolhidos apontaram que 61,3% dos entrevistados pretendem realizar compras nesta época, sendo que os principais fatores que influenciam a compra são o gosto por chocolates (51%); costume de presentear (27%); tradição (19%); outros motivos (16%); considera um gesto importante (5%) e (4%) para retribuir um presente.

e acordo com o levantamento, os itens mais desejados para a Páscoa são: ovos de chocolate com 54%; caixa de chocolate (54%); ovos caseiros (45%); barras de chocolate (43%); cestas personalizadas (16%); colamba pascal (14%) e outros (5%).

Os entrevistados têm a intenção de presentear diferentes pessoas. Os filhos foram a primeira escolha, com 48%; seguido pelos pais e mães, com 38%. O cônjuge foi escolhido por 29%, enquanto 23% pretendem presentear irmãos. 21% pretendem presentear a si mesmos; 20% namorado (a); enquanto sobrinho foram 18%; amigos 16%; netos, colegas, professor, afilhado, enteado (a) e outros 5%.

A pesquisa indica que 34% optam por supermercados; enquanto 23% preferem ir ao shopping center. Uma parcela de 23% prefere fazer compras em confeitarias; 7% preferem o comércio de bairro; 5% optam por fazer compras em lojas virtuais ou pela internet e 4% comércio do Centro.

Dos participantes, 79% consideram que a qualidade do produto é um fator determinante. Além disso; 64% afirmaram que promoções e descontos são decisivos; enquanto 43% procuram por locais de fácil acesso; 30% prezam pelo atendimento; 29% valorizam a diversidade de produtos oferecidos; 23% optam por facilidade de pagamentos e frete grátis; enquanto 20% prezam por comodidade e 2% outros fatores.

Ao serem questionados sobre o valor que pretendem gastar, os entrevistados apresentaram as seguintes respostas: 43% pretendem gastar entre R$ 101 a R$ 200; 39% planejam gastar até R$ 100; 11% estão indecisos e 7% estimam gastar de R$ 201 a R$ 400;

Sobre a forma de pagamento, 59% dos clientes optam pelo pagamento no pix; 23% preferem cartão de débito e dinheiro, enquanto 20% preferem o cartão de crédito parcelado. Já o cartão de crédito à vista é a escolha de apenas 16% dos clientes, enquanto 4% ainda não decidiram como irão realizar o pagamento.


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