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Manaus

Pandemia: trânsito de carros nas ruas de Manaus inverte tendência e volta a subir

O congestionamento médio de veículos nas 24 maiores regiões metropolitanas do Brasil caiu quase pela metade a partir da segunda semana de março.

O trânsito em todas as regiões do Brasil voltou a subir na última semana, em uma tendência diferente de outros países da América Latina. As informações foram analisadas pelo site Jota a partir de dados do Waze, compilados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, que monitora a intensidade de congestionamento no trânsito para diversos países e regiões metropolitanas. Na Região Norte, Manaus e Belém registraram aumento semelhante no trânsito nos últimos dias, na mesma tendência do restante do país.

A partir da segunda semana (dia 8 de março), boa parte dos governos passou a adotar medidas restritivas em consequência da pandemia de coronavírus, o que fez com o trânsito nas ruas diminuísse progressivamente, e com isso também o Índice de Congestionamento no Trânsito (ICT). Portanto, a diminuição observada é em relação a semana de 1 a 7 de março.

Os dados apontam para uma curva de aumento de pessoas nas ruas, no momento em que a política de isolamento social atinge um período considerado essencial pelas autoridades de saúde. Veja os gráficos abaixo.

O Brasil teve queda acentuada no trânsito desde o dia 9 de março, embora não esteja entre as maiores diminuições da América do Sul no período – Bolívia, Peru e Paraguai apresentam os menores índices de intensidade de congestionamento de no trânsito. Nos últimos dias, o Brasil reverteu a tendência e os cidadãos aumentaram a mobilidade, segundo os dados do Waze.

Na região Sudeste, o aumento pode ser observado na maioria das capitais – com exceção de uma leve retomada do tráfego do Rio de Janeiro.

Nas principais cidades da região Nordeste, após uma queda acentuada, o trânsito está perto de 50% menos intenso do que na semana de 1 a 7 de março.

Na região Sul, Porto Alegre foi a cidade que teve maior aumento no ICT medido pelo Waze nos últimos dias. Florianópolis, por sua vez, reduziu o índice nos últimos dias após um leve aumento.

No Centro-Oeste, tanto a capital federal quanto Goiânia, maiores cidades da região, registraram aumento significativo do ICT nos últimos dias.

O congestionamento médio de veículos nas 24 maiores regiões metropolitanas do Brasil caiu quase pela metade a partir da segunda semana de março, em um momento no qual todo o país passa por medidas de isolamento e fechamento de comércio para combater a epidemia de coronavírus.

Análise com dados disponibilizados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento/IDB Invest mostra um declínio médio de 41,7% na intensidade de congestionamento de trânsito (TCI, na sigla em inglês) nas maiores cidades do Brasil a partir de 8 de março até dia 28, em relação à primeira semana do mês (dias 1 a 7).

O TCI mede tanto a extensão do trânsito quanto sua duração em um determinado espaço.

Essa queda nas regiões metropolitanas está em linha com a média de 24 países da América Latina, onde o TCI caiu 43,3% no mesmo período. No Brasil, em geral, considerando outras regiões, a intensidade do trânsito teve redução de 33,7%.

Na América do Sul, a maior queda apurada foi na Venezuela, seguida de Paraguai e Equador. Apenas o Uruguai teve uma queda menor do que a brasileira, mostrando que o Brasil tem sido mais lento em reduzir sua movimentação.


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