Manaus
Mais de 220 toneladas de lixo foram retiradas das orlas de rios e igarapés de Manaus, diz prefeitura
Grande parte dos resíduos foi recolhida nas ecobarreiras instaladas dos principais igarapés que cortam a cidade.
Mais de 220 toneladas de lixo acumulado nas orlas dos rios e igarapés de Manaus foram retiradas ao longo do mês de novembro, de acordo com a prefeitura. Grande parte dos resíduos foi recolhida nas ecobarreiras instaladas dos principais igarapés que cortam a cidade.
Essas barreiras impedem que grande parte do lixo descartado inadequadamente chegue aos rios e contribuem para evitar a degradação dos cursos d’água. As ecobarreiras estão localizadas nos seguintes igarapés: Alvorada, Passarinho, Mindu, bairro União, avenida Brasil, bairro São Francisco, igarapé do 40, avenida do Samba, Novo Aleixo (ao lado do parque dos Gigantes) e Coroado.
Após o recolhimento dos resíduos de rios e igarapés, o material foi transportado por balsas até o porto Trairí, no bairro Santo Antônio, zona Centro-Oeste. Em seguida, o lixo foi transferido para caminhões, que seguiram pela rodovia AM–010 até o aterro sanitário municipal, onde recebeu o tratamento adequado. A logística integrada de transporte fluvial e rodoviário foi essencial para garantir o descarte seguro dos resíduos.
A quantidade de lixo recolhido foi divulgada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) que coordenou, nesse domingo, 1º/12, a operação de transbordo dos resíduos.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário