Manaus
Concessionária reajusta em 12,32% tarifa de água em Manaus; novos valores já estão nas contas
Segundo a Prefeitura de Manaus, o aumento inclui resquícios da inflação dos anos da pandemia de Covid-19 e que foram parcelados até o ano de 2036.
![governo-federal-sanciona-tarif](https://18horas.com.br/wp-content/uploads/2024/06/governo-federal-sanciona-tarif.png)
A empresa Águas de Manaus reajustou em 12,32% o preço da água na cidade desde o dia 1º de janeiro deste ano, de acordo com publicação em seu site. O reajuste foi autorizado pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados (Agemam), da prefeitura de Manaus. Foi o segundo maior aumento em seis anos. No ano passado, o reajuste foi de 0,324%. Nas faturas de água enviadas para a população em 2025,, o novo valor já começou a ser cobrado.
Segundo a Prefeitura de Manaus, o aumento inclui resquícios da inflação dos anos da pandemia de Covid-19 e que foram parcelados até o ano de 2036.
Em entrevista à Rede Amazônica de TV, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante, disser quer foram dois anos da pandemia sem reajuste. “O aumento é contratual. A prefeitura não tem muito o que fazer além de negociar o parcelamento desses aumentos”, afirmou .
Segundo a Prefeitura, o percentual é a soma da inflação de 2023, de 6,33% entre novembro de 2023 e dezembro de 2024, 3,92% referente ao parcelamento da inflação de 2020 e 2021, que serão pagos em 14 vezes (de 2023 a 2036), e 2,07% referente a um segundo parcelamento, do reajuste de 2022, que que também foi parcelado.
De acordo com a Águas de Manaus, o novo reajuste foi publicado no Jornal do Comércio na edição do dia 10 de dezembro de 2024 e está previsto em contrato .
Veja a nota da empresa:
“O saneamento básico de Manaus segue avançando com investimentos contínuos e medidas que garantem qualidade ao serviço. As correções tarifárias anuais estão previstas no contrato de concessão e na lei que regulamenta as concessões públicas e são essenciais para garantir a execução dos investimentos. O reajuste de 2025 passou a vigorar em janeiro, após todas as etapas de aprovação por parte da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman).
Os investimentos feitos desde 2018 garantiram a universalização do serviço de água e a ampliação dos índices de esgotamento sanitário na cidade, com previsão de alcançar 90% de cobertura em menos de dez anos. Além disso, mais de 600 mil pessoas são protegidas pela Tarifa Manauara e pela Tarifa 10, que oferecem descontos à população em situação de vulnerabilidade social.
O litro da água tratada pela concessionária segue custando uma fração de centavo (R$ 0,0006 por litro). Entre os serviços essenciais em Manaus, a água continua sendo o mais barato.”
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
![](https://18horas.com.br/wp-content/uploads/2019/07/18horas-radio-mix-manaus-2.png)
Faça um comentário