Manaus
Beneficiária do Auxílio Manauara diz que teve seu dinheiro sacado no Rio de Janeiro
A dona de casa ressaltou que nunca conheceu o estado do Rio de Janeiro
Beneficiária do Auxílio Manauara diz que teve seu dinheiro sacado no Rio de Janeiro
A dona de casa Cláudia Pantoja informou que teve a primeira das três parcelas do Auxílio Manauara sacada sem sua autorização, no Rio de Janeiro, onde nunca esteve. Ela é uma das beneficiárias do programa da Prefeitura de Manaus que vai repassar R$ 600 para famílias de baixa renda em função da pandemia de Covid-19.
Ela informou que a primeira parcela do seu benefício estava programada para o dia 5 deste mês. Contudo, como o aplicativo da Caixa Econômica Federal (CEF) CaixaTem estava em atualização, só acessou o extrato no último dia 12. “E, para minha surpresa, vi que o valor tinha caído no dia 5, mas sacaram a quantia no dia 11 de março”, disse.
Claudia Pantoja ressaltou que o aplicativo Caixa Tem não tinha sido atualizado em seu aparelho telefônico e, por isso, não conseguia acessar o saldo da conta digital. “Todo dia a gente olhava. Chegamos a enviar todos os documentos exigidos na atualização do Caixa Tem. Somente no dia 12, pude ver o extrato e descobri que já tinham sacado por mim o valor”, disse.
Ela informou que foi a uma agência da CEF, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, nesta quarta (17/03), onde foi informada que o saque de sua conta ocorreu no Rio de Janeiro, no dia 11 de março. “Eu já pedi uma contestação porque eu não fui no Rio de Janeiro e não saquei o valor”. Ela ficou de retornar à agência nesta quinta (18/03) para tentar descobrir quais procedimentos terá de tomar para reaver o dinheiro.
A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), que coordena o Auxílio Manauara, informou que a o município é responsável apenas pelo cadastramento, os dados das pessoas e, pelo repasse dos recursos. E que cabe à Caixa Econômica transferir o dinheiro aos beneficiários. Por meio de nota, a Caixa informou que “em relação à beneficiária relatada, a CAIXA informa que atendeu a mesma e realizou os procedimentos necessários”.
No último dia 12, a Caixa Econômica Federal (CEF) comunicou à Prefeitura de Manaus um problema técnico no sistema, que provocou falha no processamento do arquivo com os dados dos beneficiários, impedindo que as contas fossem abertas. Ainda de acordo com o comunicado, o problema já foi solucionado e as novas contas já estão sendo processadas.
Com a conclusão da última etapa de pagamentos do programa “Auxílio Manauara”, das 40 mil famílias beneficiadas, 38.329 receberam a primeira parcela, no valor de R$ 200, totalizando quase R$ 7,7 milhões investidos pela Prefeitura de Manaus na economia local. Apenas 1.671 beneficiários ainda não tiveram as contas abertas para o recebimento do dinheiro e precisam se dirigir a alguma agência da Caixa Econômica Federal (CEF), para que seja feita a conferência da documentação e posteriormente a abertura da conta.
Ao mesmo tempo, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) está realizando a conferência dos dados inconsistentes, para devolver o arquivo à CEF. De acordo com o cronograma da secretaria, a segunda parcela do “Auxílio Manauara” já começará a ser paga na próxima semana, a partir do dia 24 de março, seguindo o mês de nascimento dos beneficiários.
Confira a nota da Caixa:
A CAIXA informa que pedidos de contestações de saque podem ser solicitados a qualquer momento pelos clientes em agência da CAIXA, a sua escolha, portando CPF e documento de identificação, e que os processos são analisados com a maior brevidade possível.
O banco recomenda que os beneficiários utilizem apenas os canais oficiais da CAIXA para obter informações.
Principais cuidados que devem ser tomados:
✅ Não forneça senhas ou outros dados de acesso em outros sites ou aplicativos.
✅ O cliente deve estar sempre atento a qualquer atividade e situação não usual e, principalmente, não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber.
✅ Desconfiar de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”.
✅ Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário.
✅ Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados.
✅ A Caixa jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.
✅ A Caixa não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar.
Em relação à beneficiária relatada, a CAIXA informa que atendeu a mesma e realizou os procedimentos necessários.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário