Economia
Tentativas de fraudes digitais em serviços financeiros crescem 612% no Brasil em 2021
De acordo com estudo da TransUnion, globalmente, o segmento financeiro viu o maior aumento do índice de tentativas de fraude digital até este momento do ano.
À medida que cresce o número de consumidores acessando a internet para realizar transações bancárias e financeiras, os fraudadores também aumentam seus esforços tendo como principal alvo o setor de serviços financeiros. É o que aponta a pesquisa da empresa de soluções de informação TransUnion. A informação é da revista Valor.
Ao comparar os últimos quatro meses de 2020 aos primeiros quatro meses de 2021, a empresa constatou que o percentual de suspeitas de tentativas de fraude digital originadas no Brasil contra empresas de serviços financeiros cresceu 612%. Globalmente, esse índice registrou aumento de 149%.
A análise das suspeitas de tentativas de fraude digital em todos os setores mostrou um aumento de 24% em todo o mundo, quando comparados os primeiros quatro meses de 2021 com os últimos quatro meses de 2020. No Brasil, a porcentagem total de tentativas de fraude aumentou 53% quando comparamos o mesmo período.
A TransUnion monitora tentativas de fraude digital relatadas por empresas em diversas áreas, tais como serviços financeiros, saúde, seguros, varejo e telecomunicações, entre outros. As conclusões são baseadas análise de bilhões de transações e mais de 40 mil sites e aplicativos monitorados.
Segundo Shai Cohen, vice-presidente sênior de soluções de fraude global da TransUnion, a taxa de tentativas de fraude está aumentando em todo mundo, especialmente no setor de serviços financeiros, porque os fraudadores entendem que é onde ocorrem as transações de maior valor. “Estamos vendo mais organizações de serviços financeiros implementando soluções de prevenção à fraude com algum sucesso, embora nossas descobertas deixem claro que este não é o momento para relaxar”, diz.
Tipos de fraude e impacto por indústria
A TransUnion analisou os setores com os maiores aumentos e quedas no percentual de suspeitas de tentativas de fraude digital, comparando os períodos de 1º de setembro a 31 de dezembro de 2020 e 1º de janeiro a 1º de abril de 2021.
Para Marcelo Leal, diretor de soluções da TransUnion Brasil, o estudo mostra a importância de se traçar estratégias de negócios baseadas no conhecimento aprofundado de cada mercado “O Brasil vive uma explosão das tentativas de fraudes digitais. O salto de 612% somente nos serviços financeiros reflete o aumento da população bancarizada e aumento expressivo de compras online”, diz. Outra particularidade local, segundo ele, é que as tentativas de fraude em logística no país cresceram 38%, enquanto no mundo houve queda neste segmento.
Para a TransUnion o verdadeiro roubo de identidade, que é o principal tipo de fraude digital em serviços financeiros, acontece quando uma identidade roubada é usada para cometer fraude, sendo a vítima uma pessoa real. O segundo e o terceiro tipos de fraude digital mais relatados pelos clientes de serviços financeiros da TransUnion se referem à fraude de cadastro e à apropriação de contas, respectivamente.
A fraude de cadastro ocorre quando um consumidor se recusa a pagar dívidas contraídas de forma legítima e/ou afirma falsamente ser vítima de fraude de identidade para fugir desse compromisso. Já a apropriação de conta ocorre quando alguém, que não seja o proprietário, usa a conta sem permissão, de forma mal-intencionada.
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