Economia
Resolução que reduz juros do consignado do INSS é publicada. Bancos agora podem cortar taxas
O texto ainda estabelece uma taxa de 2,55% ao mês para as operações realizadas por meio de cartão de crédito e cartão consignado de benefício.
Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (dia 4) a Resolução 1.362 — do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), em conjunto com o Ministério da Previdência Social (MPS) — que recomenda ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que fixe o teto máximo de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas em 1,72% ao mês.
O texto ainda estabelece uma taxa de 2,55% ao mês para as operações realizadas por meio de cartão de crédito e cartão consignado de benefício. Antes, esses percentuais eram de 1,76 e 2,61% ao mês, respectivamente.
A redução dos juros foi aprovada unanimidade pelos 20 representantes presentes no último encontro do Conselho, em fevereiro.
O plano do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, é cortar os juros do consignado do INSS no compasso das quedas da Selic, a taxa básica de juros da economia, sob responsabilidade do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário