Economia
Região Norte tem segundo maior aumento de procura por crédito, diz indicador da Serasa
As pessoas que possuem as menores faixas de renda mensal foram as principais responsáveis pela alavancagem do cenário.
No primeiro semestre deste ano, em comparação o mesmo período do ano anterior, a busca por crédito no Brasil registrou crescimento recorde de 26,2%. De acordo com o Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito da Serasa Experian, o crescimento foi o maior número de toda a série histórica do índice, iniciada em 2008.
Na visão por região, ainda na análise do primeiro semestre, todas marcaram expansão. Em ordem decrescente temos: Nordeste (38,1%), Norte (35,2%), Centro-Oeste (28,1%), Sudeste (24,2%) e Sul (15,6%).
As pessoas que possuem as menores faixas de renda mensal foram as principais responsáveis pela alavancagem do cenário, já que demandaram mais crédito do que aqueles de maior poder aquisitivo.
Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a alta do primeiro semestre é um crescimento real na procura por crédito e mais que compensou a queda observada em 2020, que foi influenciada pelo início da pandemia no país.
No comparativo entre junho de 2021 e o mesmo mês do ano anterior o cenário também é de crescimento (23,7%). Os consumidores que recebem até R$ 500 por mês continuam influenciando o dado positivo, com alta de 34,3%. Confira informações na íntegra no gráfico a seguir.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário