Conecte-se conosco

Economia

Produção industrial cresce 1,1% em dezembro e fecha 2023 com variação de 0,2%

A melhora dos indicadores macroeconômicos, como o avanço no emprego e na renda, contribuíram para que a atividade crescesse no ano, ainda que pouco.

producao-industrial-cresce-11-

A Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE, mostra que o segmento foi impulsionado principalmente pelas indústrias extrativas, produtos derivados de petróleo e biocombustíveis e produtos alimentícios.

Em dezembro de 2023, a produção industrial nacional cresceu 1,1% frente a novembro, na série com ajuste sazonal. Em relação a dezembro de 2022, a indústria avançou 1,0%, após quatro meses de crescimento nesta comparação: novembro (0,7%), outubro (0,2%), setembro (0,2%) e agosto (0,4%) de 2023. A média móvel trimestral em dezembro foi de 0,7%. Em 2023, a indústria acumulou variação de 0,2%, depois de acumular queda de 0,7% em 2022. No quarto trimestre de 2023, ante o mesmo período do ano anterior, a indústria acumulou alta de 1,1%.

De acordo com o gerente da pesquisa, André Macedo, a melhora dos indicadores macroeconômicos, como o avanço no emprego e na renda, contribuíram para que a atividade crescesse no ano, ainda que pouco.

Também contribuíram positivamente o resultado das exportações, principalmente commodities, a queda na taxa básica de juros e a inflação mais controlada, especialmente no caso dos alimentos.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + quinze =