Conecte-se conosco

Economia

Presidente do Banco do Brasil entrega pedido de renúncia a Bolsonaro e Guedes

O desligamento de Rubem Novaes da companhia terá efeito a partir de agosto; dirigente alega que BB precisará de renovação para enfrentar os momentos futuros de inovação no setor bancário.

O presidente do Banco do Brasil (BB), Rubem Novaes, entregou seu pedido de renúncia ao cargo ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ao ministro da Economia, Paulo Guedes. O pedido tem efeito a partir de agosto, em data que será definida e comunicada ao mercado, de acordo com nota enviada pelo banco para a Comissão de Valores Mobiliários, na noite desta sexta-feira (24). As informações são do jornal O Globo.

No texto, o banco afirma que Novaes avalia que a companhia precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de inovação no setor bancário. Segundo fontes próximas a Guedes, Novaes estava cansado e pediu demissão por motivos pessoais. Ele tem dito a amigos que quer ficar mais próximo dos netos, que não estão morando em Brasília (DF).

O Ministério da Economia ainda não se manifestou. Novaes tem 74 anos e é muito próximo a Guedes. É uma indicação pessoal do ministro. Ele tomou posse em janeiro de 2019, logo após Paulo Guedes assumir o Ministério da Economia.

Assim como Guedes, Rubem Novaes é do time de ex-alunos da Universidade de Chicago (EUA), expoente do pensamento liberal. Os dois se conheceram quando estudavam na instituição. O até agora dirigente do BB está na equipe de Guedes desde a transição de Bolsonaro.

“O Banco do Brasil (BB) comunica que o Sr. Rubem de Freitas Novaes entregou ao Exmo. Sr. Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e ao Exmo. Ministro da Economia, Paulo Roberto Nunes Guedes, pedido de renúncia ao cargo de presidente do BB, com efeitos a partir de agosto, em data a ser definida e oportunamente comunicada ao mercado, entendendo que a Companhia precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário”, diz o texto.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =