Economia
Petroleiros decidem encerrar mobilização iniciada na segunda
A decisão de suspender a paralisação antes do previsto foi influenciada por decisões judiciais.
Os petroleiros encerraram hoje a greve iniciada na segunda-feira, store após chegar a um acordo com a Petrobras.
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) afirmou que seus negociadores aceitaram uma proposta da Petrobras que será submetida à aprovação dos trabalhadores reunidos, mas a expectativa é de que deem o sinal verde.
“A indicação da Federação é de aceitação à proposta feita durante a negociação com Petrobras e o encerramento da greve nesta sexta-feira”, informa a FUP em nota.
A federação, que reúne a maior parte dos sindicatos de petroleiros do Brasil, reivindicava maior participação nos lucros da estatal, que em 2008 cresceram 58%, alcançando o recorde de R$ 33,915 bilhões.
Ela também pedia garantia de emprego, pagamento das horas-extras dominicais, melhora das medidas de segurança e redução da precariedade das condições de trabalho.
Para encerrar a paralisação iniciada na segunda-feira, a Petrobras ofereceu aos trabalhadores uma participação de 3,5% nos lucros e resultados da companhia, segundo a federação sindical.
Quanto às melhorias de segurança, as partes combinaram que farão reuniões com os grupos que trabalham nas áreas de exploração e refino para melhorar seu treinamento.
“A força da greve nacional e a disposição da continuidade de luta caso a Petrobras insista na ameaça de castigar os trabalhadores (grevistas) fez a empresa formalizar na tarde desta sexta-feira uma proposta com avanços importantes”, acrescentou a FUP.
A Petrobras, que ainda não se manifestou sobre o acordo e o fim da greve, afirmou, nos últimos dias, que a paralisação não afetou suas atividades de produção e distribuição de combustível graças à ativação de planos de contingência.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário