Conecte-se conosco

Economia

Petrobras reduz querosene de aviação em 11,6% para distribuidoras

Combustível responde por cerca de 40% dos custos totais das companhias aéreas e seu preço impacta diretamente nas tarifas das passagens aéreas.

A Petrobras anunciou nesta segunda (2), a redução dos preços de venda de querosene de aviação (QAV) para as distribuidoras. Segundo a empresa, a redução média é de 11,6%, com início da vigência em 1º de janeiro.

Os ajustes de preços acontecem todos os meses e são definidos “por meio de fórmulas contratuais negociadas com as distribuidoras”, diz a empresa.

O combustível acumulou alta em 2022. Um levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) em novembro mostrou que a QAV acumulava alta de 58,8% no ano. Depois disso, a empresa reduziu o preço em 5,8% em dezembro.

Segundo o comunicado divulgado nesta segunda, desde julho, houve redução de 22,5% no preço do combustível.

O querosene de aviação é usado para abastecer aviões e helicópteros com turbina a jato. Ele responde por cerca de 40% dos custos totais das companhias aéreas e seu preço impacta diretamente nas tarifas das passagens aéreas.

As passagens aéreas estão entre os 50 itens que mais subiram de preço em 2022. Dados divulgados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de dezembro mostram que as passagens acumularam alta de mais de 24% no ano.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 1 =