Conecte-se conosco

Economia

Pesquisa da Febraban mostra que brasileiros estão mais otimistas com queda da inflação

Na esteira do recuo objetivo da inflação ao longo dos últimos meses, caiu oito pontos no último bimestre (de 67% em abril para 59% em junho) a percepção de que os preços estão se elevando.

Chegando à metade do ano, o brasileiro mantém o otimismo diante da economia brasileira, a de sua família e sua própria. A queda da inflação é um dos sinais que dão o suporte a essa perspectiva mais positiva sobre os rumos econômicos, mostra a rodada de junho da pesquisa Radar Febraban-Ipespe.

Na esteira do recuo objetivo da inflação ao longo dos últimos meses, caiu oito pontos no último bimestre (de 67% em abril para 59% em junho) a percepção de que os preços estão se elevando. Para perto de um quinto (18%) houve diminuição da carestia.

Seguem estáveis a aprovação e a avaliação do governo federal, ao fim do primeiro semestre do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com oscilações de um a dois pontos em relação ao levantamento de abril. Na avaliação, o governo obtém 38% de ótimo e bom, cerca de um terço o consideram regular (31%), e 27% o avaliam de forma expressamente negativa (ruim e péssimo).

O estudo também mostra que a maioria (70%) daqueles que tomaram conhecimento da iniciativa da Autorregulação dos bancos de exigir que frigoríficos e matadouros implementem a partir de 2026 o rastreio da cadeia de carnes aprova a medida.

“Esse é um resultado expressivo e comprova que a sustentabilidade é uma preocupação real das pessoas, que cada vez mais identificam boas práticas ambientais e sociais como uma necessidade e obrigação das empresas”, avalia o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE, que complementa; “A agenda verde dos bancos nessa direção já existe há vários anos, mas aprimorá-la estreita esse elo fundamental com a sociedade atual e futura”.

As informações são do site O Dia

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 3 =