Economia
IBGE: Inflação supera previsões e vai a 1,25% em outubro, maior alta no mês em quase 20 anos
Com esse novo aumento no IPCA de outubro, a expectativa é que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central acelere o ritmo de alta da taxa básica de juros.
A inflação medida pelo IPCA acelerou e subiu 1,25% em outubro, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira,10/11, a maior alta para o mês desde 2002. O resultado, puxado pela alta de combustíveis, veio bem acima das expectativas de analistas, que esperavam 1,06%.
Com isso, o índice acumula alta de 8,24% no ano e de 10,67% nos últimos 12 meses.
Como nos últimos meses, a inflação foi impactada principalmente pelas altas nos preços registradas nos grupos de Transportes, em razão dos combustíveis, e Alimentação e Bebidas.
Em setembro, o IPCA havia registrado alta de 1,16%, a maior variação para o mês desde 1994. Na época, os preços ainda refletiam o final do período de hiperinflação, uma vez que o Plano Real havia entrado em vigor apenas dois meses antes, em julho.
Com esse novo aumento no IPCA de outubro, a expectativa é que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central acelere o ritmo de alta da taxa básica de juros, a Selic, como forma de controlar a inflação. Na ata da última reunião, o Comitê reconheceu que pode haver necessidade de reajustes de 1,5 ponto percentual nas próximas reuniões.
A informação é do Jornal O Globo
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário