Conecte-se conosco

Economia

Índice de Confiança do Setor Eletroeletrônico encerrou 2022 em 51,2 pontos

Índice aponta terceira queda consecutiva no mês de dezembro de 2022, encerrando o ano em 51,2 pontos.

Conforme dados da CNI agregados pela Abinee, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Setor Eletroeletrônico, recuou 1,47 ponto no mês de dezembro de 2022 em relação ao mês imediatamente anterior, atingindo 51,2 pontos.

Vale destacar que essa foi a terceira queda consecutiva, ocorrendo após a forte retração de 5,6 pontos verificada em novembro deste ano.

Com isso, o ICEI do setor registrou o menor patamar desde julho de 2020 (47,3 pontos), período afetado pelas medidas restritivas decorrentes da pandemia de Covid-19.

Dessa forma, o ICEI da indústria elétrica e eletrônica se aproximou ainda mais da linha divisória dos 50 pontos, indicando que o empresário do setor permanece confiante, mas bem menos otimista do que estava nos meses anteriores.

Vale lembrar que o ICEI varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos mostram confiança do empresário industrial e abaixo de 50 pontos apontam falta de confiança.

Sendo assim, o ICEI do setor encerra este ano com 51,2 pontos, 3,9 pontos abaixo do registrado no final do ano passado, que estava em 55,1 pontos.

É importante destacar que conforme os componentes que formam o ICEI, a queda na confiança do empresário do setor foi mais influenciada pela percepção mais pessimista em relação à economia brasileira, uma vez que as avaliações em relação às condições das suas próprias empresas foram mais positivas.

O momento é de cautela devido, principalmente, às incertezas em relação ao novo governo, especialmente no que se refere à questão fiscal.

ICEI do Setor Eletroeletrônico por segmentos – Áreas Elétrica e Eletrônica


A queda no ICEI do setor em dezembro de 2022 resultou da retração de 2,3 pontos na confiança do empresário da área eletrônica e do recuo de 0,7 ponto do empresário da área elétrica.

No caso da área eletrônica, o ICEI passou de 53,0 pontos para 50,7 pontos, e na área elétrica o Índice de Confiança caiu de 52,3 pontos para 51,6 pontos.

Nota-se também que a confiança, tanto da área eletrônica quanto da área elétrica, mesmo apontando três quedas seguidas, permanece acima da linha divisória de 50 pontos.

ICEI da Indústria Geral

No mês de dezembro de 2022, o ICEI da indústria geral também apontou a terceira queda consecutiva, recuando 0,9 ponto em relação ao mês imediatamente anterior, passando de 51,7 pontos em novembro para 50,8 pontos em dezembro de 2022.

Assim como o ICEI do setor eletroeletrônico, o Índice de Confiança da indústria geral também se aproximou ainda mais da linha de 50 pontos, mas mesmo assim permanecendo acima dessa linha divisória entre a confiança e a falta de confiança do empresário.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − seis =