Economia
Índice de Confiança do Setor Eletroeletrônico cresce no mês de fevereiro, informa Abinee
Crescimento interrompeu o movimento de quatro quedas consecutivas.
O Índice de Confiança do Setor Eletroeletrônico (Icei) cresceu no mês de fevereiro, interrompendo o movimento de quatro quedas consecutivas e volta a cruzar a linha divisória de 50 pontos. Conforme dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) agregados pela Associação Brasileiras da Indústria Elétrica e Eeletrônica (Abinee) o índice aumentou 5,3 pontos no mês de fevereiro de 2023 em relação ao mês imediatamente anterior, atingindo 51,1 pontos.
Este crescimento interrompeu o movimento de quatro quedas consecutivas. O Icei varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos mostram confiança do empresário industrial e abaixo de 50 pontos apontam falta de confiança.
Mesmo com essa evolução, o Iceido setor no mês de fevereiro de 2023 ficou 4,4 pontos abaixo do registrado em fevereiro do ano passado, que estava em 55,5 pontos.
Conforme dados apurados pela CNI, a melhora na confiança do empresário da indústria eletroeletrônica foi influenciada, principalmente, pelo maior otimismo em relação aos próximos seis meses, uma vez que a avaliação das condições atuais continua negativa.
No mês de fevereiro de 2023, foram observados acréscimos significativos na confiança do empresário, tanto da área elétrica, quanto na área eletrônica.
No caso da área elétrica, o ICEI cresceu 5,4 pontos, passando de 48,1 pontos em janeiro para 53,5 pontos em fevereiro de 2023. Na área eletrônica o incremento foi de 5,1 pontos, aumentando de 43,3 para 48,4 pontos no período citado.
Porém, é importante observar que apenas o ICEI da área elétrica conseguiu cruzar novamente a linha divisória de 50 pontos. No caso da área eletrônica, mesmo com a melhora apontada em fevereiro, o índice de confiança permaneceu abaixo dos 50 pontos, indicando falta de confiança do empresário industrial.
O índice de confiança do empresário da indústria geral também melhorou no mês de fevereiro de 2023, aumentando 2,0 pontos. Com isso o ICEI da indústria geral passou de 48,6 para 50,6 pontos, também cruzando novamente a linha de 50 pontos.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário